sábado, 22 de junho de 2013

"QUEM ME DERA"

Ana Maria Machado
Ilustrações Angela Haddad
Coleção Barquinho de Papel
Ed Ática

Mais uma historinha da Ana Maria Machado.
Um texto gostoso, uma historia divertida. O livro é bem ilustrado.

O livro conta a história da Vera,  uma menina com muitas que vemos, que mora em uma casa pequena com seus pais. Na sua casa o movimento começa logo bem cedo - o pai e a mãe acordavam e já faziam um monte de coisas, correndo sem parar um momento. Eles iam cedo para o trabalho, e Vera queria brincar!
 
Vera pede a mãe que brinque para ela, mas a mãe responde que está ocupada com a roupa que tinha que colocar de molho, ver as coisas no fogão..
 
Sem desanimar, Vera foi procurar o pai dela. "Pai, vem brincar comigo?" - e o pai dela respondeu que não era domingo, que não dava para ficar a toa, só fazendo coisa boa... E ele ainda tinha que consertar a pia antes de ir para a oficina.
 
E então saíram todos e Vera ficou na casa da vizinha, onde tinha um quintalzinho. Mas Vera já sabia, não adiantava pedir a Dona Maria, que ela estava sempre ocupada.
 
Vera ainda pediu a uma galinha, ao cão, a um gato, e ao pardal.. foi até pedir as abelinhas e a uma lagarta listrada para brincar... mas todos eles tinham o que fazer, estavam todos ocupados sem poder parar.
 
E Vera se distraiu, e tomou muito susto quando ouviu a voz de um menino de cara esperta, olhando pela cerca que ficava no fundo do quintal de Dona Maria chamando "Menina, vem brincar comigo?"
 
Então Vera descobriu que aquele menino tinha se mudado para aquele terreno. E então Vera adorou ter um amigo por perto. E então eles se apresentaram.. Ele se chamava Zé.
 
Então de repente uma voz chamou pelo Zé, dizendo que era hora de ir. E então ele explicou que ia para o colégio. E assim Zé descobriu que Vera não ia para o colégio, pois ele ficava longe da casa dela, e ela não tinha ninguém que pudesse leva-la. E então ela perguntou se ela não poderia ir com ele, e ficou combinado que Zé falaria com sua mãe.
 
Então Zé falou com sua mãe, que falou com a vizinha, que falou com os pais de Vera, que falaram no colégio... e assim, depois de tanta falação, tudo acabou bem: Vera pôde ir para a escola.
 
Agora Vera tem muitos amigos que adoram brincar, brinca no pátio na hora do recreio, antes da aula e na hora da saída e ela e Zé estudam juntos, e aprendem uma porção de coisas, ficam cada vez mais espertos!
 
E de manhã eles ainda brincam no quintal. E como aprendeu a ler, às vezes, ela só quer ficar bem quieta e sossegada, lendo e então quando Zé a chama para brincar, ela diz que não dá, que ela quer ler o livro.. e então eles leem juntos, em voz alta.. e cada hora cada um contava uma história para o outro. E tudo vira uma brincadeira só, muito divertida.
 
Com 32 páginas, o livro é gostoso de ler. Uma história que mostra a importância da amizade, do tempo para brincar, da escola e claro, o quanto é bom aprender a ler e que os livros são uma delícia!
O livro também é muito bem ilustrado.
 
Encontrei o livro (pesquisa internet) por R$ 22,90 nas livrarias Cultura, Travessa,  Saraiva  e Livraria da Folha.
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário