segunda-feira, 10 de junho de 2013

"O BARBA AZUL"

Recontado por Ruth Rocha
Ilustrações Mateus Rios
Ed Salamandra

Esse é para quem gosta muito, muito de histórias de terror.

Sinceramente, ainda não tive coragem de contar para a minha Maria. Por mais que digam que serve para ensinar a criança a não ser curiosa, acho que uma historinha que fala sobre um homem que assassina esposas não é enredo para embalar sono de ninguém!

Mas como resolvi publicar aqui muitos da coleção "Lê Pra Mim" não posso deixar esse de fora.

O livro é bem ilustrado, com texto todo rimado.

Conta a  história de Barba Azul, um homem com cara de mau (que realmente era mau!) e que em sua vida tinha um grande mistério: todas suas esposas desapareciam.

Ele se encanta por duas vizinhas, e pede a mão de uma delas - servia qualquer uma - em casamento.
A mais nova então se encanta e acaba se casando com o Barba Azul.

Então um dia ele tem que sair em uma viagem e diz para a mulher ficar com todas as chaves do castelo, e que ela poderia gastar seu dinheiro como quisesse, mas que uma das chaves - a bem pequenininha - abria uma porta lá no fim do corredor, no fundo do porão, e que lá a esposa não deveria entrar.

As moças do lugarejo foram visitar e conhecer o castelo assim que o seu dono partiu em sua viagem. Olharam tudo, todos os quartos. A esposa só conseguia pensar naquela porta lá no fundo do porão.. e não aguentando de curiosidade, quando todas as moças foram embora foi até lá para ver o que tinha no quarto.

Assim que seus olhos se acostumaram com a escuridão ela vê todas as mulheres do Barba Azul mortas e penduradas em ganchos, se balançando. Completamente abalada a moça sai do quarto e só depois repara que aquela pequena chave ficou suja de sangue... e por mais que  limpasse, não conseguia fazer o sangue sumir.

E então manda um recado urgente chamando sua irmã e seus irmãos. A moça chega depressa, mas os irmãos demoraram. Enquanto isso Barba Azul chega de volta de sua viagem, pede as chaves e descobre que sua mulher foi curiosa e entrou no quarto proibido.

Ele decide acabar com a vida dela.

Como ultimo pedido ela pede para rezar antes que ele a mate. E sua irmã lá do alto da torre do castelo, vigia a chegada de seus irmãos.

Então Barba Azul pega a moça, mas antes que ele possa matar a menina, seus irmãos chegam e travam uma batalha com aquele homem tão mau. Barba Azul tenta defender-se mas é abatido sem perdão.

A moça então fica viuva e herda a herança do marido malvado, e mais tarde se apaixona e se casa com um jovem bom e honesto.

Moral da história:  "Pode ser muito engraçado a pessoa ser curiosa, porém a curiosidade pode ser bem perigosa. E depois de satisfeita, torna-se até desastrosa."

Um livro bem escrito, mas com uma história de um assassino malvado.
Com 37 páginas, encontrei o livro (pesquisa internet) por R$ 35,50 na livraria da Folha e por R$ 35,90 no site da Submarino, Americanas, Saraiva, Cultura e Travessa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário