domingo, 16 de junho de 2013

"O GATO DO MATO E O CACHORRO DO MORRO"

Ana Maria Machado
Ilustrações Fê
Ed. Ática

Adoro textos rimados da Ana Maria Machado.
 
Um livro bem ilustrado e divertido, onde no final as personagens descobrem que melhor do que brigar a toa e de maneira inútil e deixar para brincar juntos, contra um inimigo.
 
E tudo começa contando sobre o gato que mora no mato.
E no morro, onde morava um cachorro.
Um dia o gato do mato estava almoçando e ouviu o cachorro gritando "Socorro! Socorro! Ai que eu morro!"
 
O gato largou o prato e perguntou "Cadê o rato? Pode deixar que eu mato! Ou é um pato? Eu trato. Deixa que eu bato.."
Mas não havia bicho nenhum para a valentia do gato do mato. Só havia um cano esguichando da parede, e os gritos do Cachorro do morro - molhou ele até o forro!
 
O gato começou a rir e a se gabar de sua valentia.
E o cachorro do mato então explicou que não tinha medo, foi um susto.
Então resolveram fazer um concurso: para ver quem era o mais corajoso.
 
E os dois foram contando vantagens, fazendo bobagens. Os outros bichos que estavam em volta, acharam graça.
 
Um se gabava de ter dado um murro no nariz de uma perdiz, no joelho do coelho e na orelha da ovelha. E o outro dizia: meti o cotovelo no camelo, acabou com o papo do sapo...
 
Todo mundo ria e a discussão prosseguia.. então eles passaram dos bichos mansos para os bichos bravos: um dizia que ia dar um pontapé no pé do jacaré, e beliscar o calcanhar do jaguar.
E o outro deu um soco no coração do leão, e uma dentada na onça pintada.
 
Os bichos acompanhavam tudo para ver o que ia acontecer. Mas a valentia era só na fala...
 
De repente, ouviu-se bem de perto o rugido de um leão. Ninguém sabia de onde aquele bicho vinha, ela bicho que ali não havia. Foi uma confusão, muita correria... E a discussão dos dois (do gato do mato e do cachorro do morro) ficou para depois:  o gato correu para o mato e o cachorro para o morro. E logo o leão ficou só, rugindo na clareira.
 
Mas logo o gato do mato e o cachorro do morro voltaram. O gato com um monte de pratos, jogando a jato na direção do leão e o cachorro com um jorro - o esguicho do tal cano, foi um banho enorme no leão, que ele até escorria.
 
Então outros bichos se juntaram, fazendo o que podiam: cada um podia um pouco e juntos, podiam muito. Veio o burro com seu zurro, a gaivota com uma bolota, o tico-tico picou com seu bico, o tucano bateu com um cano, levou a cabeçada de um cabrito, irritou-se com o zumbido do mosquito.. o leão teve um faniquito.
 
Também participaram da briga o tatu, o cavalo e a cabra.
E mesmo sendo o leão o rei dos animais, mas não aguentava mais. Foi andando para trás, e acabou fugindo para o lugar de onde tinha vindo.
 
E num grande abraço, o gato do mato e o cachorro do morro descobriram que melhor que brigar a toa, eles tem mesmo que ser amigos, e deixar para brigar junto contra um inimigo.
 
Um livro todo rimado. Gostoso de ler e muito bem ilustrado.
 
Encontrei o livro (pesquisa internet) por R$25,90 nos sites da Livrarias Cultura, Curitiba, Livraria da Folha e Americanas. E também por R$29,90 no site da Submarino.

Nenhum comentário:

Postar um comentário