quarta-feira, 12 de junho de 2013

"DONA BARATINHA"

Recontado por Ana Maria Machado
Ilustrações Maria Eugênia
Coleção Lê Pra Mim
Ed FTD

Dessa coleção, já publiquei aqui os títulos: O Barba-Azul, Cachinhos de Ouro, João Bobo, O Patinho Feio, O Rato do Campo e o Rato da Cidade, Os Três Porquinhos e o Veado e a Onça.
De um jeito gostoso Ana Maria Machado e Ruth Rocha vão recontando vários clássicos infantis.

O livro que escolhemos para hoje é o da Dona Baratinha.
O livro conta a história de uma baratinha que um dia encontrou uma moeda, e achando que estava rica resolveu se casar.

Guardou o dinheiro com todo cuidado, tomou banho, colocou uma fita no cabelo e foi para a janela a procura de um noivo. E toda hora que passava alguém ela perguntava: "Quem quer casar com a Dona Baratinha, que tem fita no cabelo e dinheiro na caixinha?"

O primeiro candidato que apareceu foi um boi. E então Dona Baratinha perguntou: "E como é que você faz de noite?" O boi respondeu "MUUUU". Dona Baratinha levou um susto: "Ai não! É muito barulho, não me deixa dormir. Sai fora!"

Depois passou um cavalo, um cachorro, um bode, um carneiro, um gato, um galo e um papagaio, mas todos faziam muito barulho. Dona Baratinha já estava desanimando, quando veio passando um ratinho, e assim que ela perguntou como ele fazia de noite, ele respondeu "Cuim, cuim.."

Dona Baratinha nem ouviu direito, e ainda perguntou mais uma duas vezes. E então resolveu que com o Ratinho ela iria se casar.

Fizeram os preparativos para a grande festa, mandaram convites para tudo quanto é bicho manso,encomendaram flores de tudo que é tipo, perfume e cor. Contrataram abelhaspara fazer tudo quanto era doce gostoso, mas o Ratinho não estava satisfeito, ele dizia "só doce e bolo não serve para nada. Casamento tem que ter feijoada."

No dia do casamento, desde a madrugada, o feijão cozinhava no caldeirão com muito toucinho, paio, linguiça, lombinho, carne-seca e mais um monte de carnes defumadas e salgadas. O cheiro daquela feijoada deliciosa se espalhava por toda vizinhança.

Na hora do casamento, quando Dona Baratinha chegou na igreja descobriu que o seu noivo não havia chegado. E enquanto o rato não chegava, Dona Baratinha dava voltas na praça. Quando aconteceu pela terceira vez, a Baratinha ficou fuirosa. Virou as costas e resolveu voltar para casa.

Quando ela já estava quase chegando em casa, encontrou com o bando de cozinheiras correndo pela rua, todas falando ao mesmo tempo, gritando e chorando: "Uma coisa muito triste aconteceu.":

O guloso do Ratinho antes de ir para a igreja sentiu aquele cheirinho delicioso e resolveu ir ver de perto a feijoada. Subiu com todo cuidado na alça do caldeirão, resolveu passar para a borda, e splash..
perdeu o equilibrio e caiu lá dentro do caldeirão.

Primeiro Dona Baratinha caiu no choro, ficou viuva antes de casar. Depois foi se acalmando, e pensou que o casamento não podia dar certo: um casamento com um noivo que gosta mais de feijão do que dela, era melhor que ela ficasse sozinha.

E pegou seu dinheiro e foi gastar sozinha.

Uma histórinha gostosa, divertida. Um livro muito bem ilustrado.
Com 31 páginas. Encontrei o livro (pesquisa internet) por R$ 34,80 na Saraiva e por R$ 35,50 nos sites das livrarias Cultura e Travessa.



Nenhum comentário:

Postar um comentário