sábado, 29 de junho de 2013

"CLARICE BEAN SOU EU"

Texto e ilustrações Lauren Child
Tradução Isa Mara Lando
Ed Ática

Esse livro é do mesmo autor dos livros do Charlie e Lola, que já publiquei aqui.
Muito bem ilustrado, com uma história divertida e gostosa de ler, mas indico para crianças que já estejam com seis ou sete anos.

Esse livro apresenta quem é a Clarice Bean. E ela conta que tudo que ela quer é um pouco de paz e sossego em sua casa, ou no seu quarto, mas que ela pensa ser impossível, pois ela divide o quarto com seu irmão menor, o Miguel, a quem ela chama de Grilo Falante.
E então ela conta do seu relacionamento atribulado com seu irmão.

Clarice também conta sobre seus irmãos mais velhos: a Márcia que tem um quarto só para ela, e que sua irmã já gosta de usar maquiagem e ler revista sobre garotos. A Clarice gosta de ficar parada na porta do quarto da irmã para ver se ela percebe que a Clarice existe... e então a irmã logo manda que ela saia dali.

Edu é o irmão mais velho da Clarice, ele só fica o tempo todo em seu quarto com a porta fechada. Ela conta que ele quase não fala, mas usa camisetas com muitas coisas escritas, tipo "Cala boca e se manda". Ela conta que a mãe diz que ele está em "uma idade difícil, que ser adolescente não é fácil" e o pai diz que não é fácil ser  pai de adolescentes. O Edu sempre fala que quer ficar sozinho, e a sorte dele é que ele tem um quarto só para ele, com aquele cheiro de meia suja!

O pai quando quer ficar sossegado, vai para o trabalho. E sua mãe quando quer paz, fica em uma perna só no quarto dela ou deita na banheira e põe a musica das baleias, ou fita do tipo "aprenda uma lingua em quinze dias". Às vezes Clarice pergunta a ela "Mãe, você nunca fica cheia? E ela responde "Não tenho tempo para isso!"

O avô fica o tempo todo dormindo na poltrona com o gato na cabeça. E Clarice e seu irmão gostam de chegar devagarinho e cortar o bigode dele com a tesourinha de unha. E às vezes o avô joga cartas com a Clarice.

Quando Clarice fica muito agitada, a mãe dela manda que ela vá correr no quintal, e em geral dá certo. Ela então brinca de jogar batatas por cima do muro, ou brinca de ser acrobata.
Mas nem no quintal ela tem sossego, por causa do filho do vizinho, que vive por cima do muro querendo saber o que ela está fazendo, se pode brincar. Robertinho, o vizinho quer sempre saber o que Clarice está fazendo, ou  onde ela anda.

E então de repente ela se desentende com seu irmão e tamanha fica a confusão que seu pai a manda ficar em seu quarto por três horas inteiras, e ela claro que adorou! Pois fazia "séculos" que lea não tinha tanta paz e sossego.

E por fim ela conta que a única hora que a família inteira fica quietinha é quando estão todos assistindo ao programa favorito: "Marciano por Engano"  e no resto do tempo é barulho sem parar, mas que no fim, é assim que eles gostam de viver!

Um livro muito bem ilustrado com textos fáceis de ler. 
Uma história divertida que mostra a vida de uma menininha que tem uma famíla grande e barulhenta.

Com 32 páginas, encontrei o livro (pesquisa na internet) por R$ 33,90 no site das livrarias Cultura, Curitiba e Livraria da Folha. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário