quarta-feira, 19 de junho de 2013

"ASSIM, SIM!"

Tatiana Belinky
Ilustrações Luiz Maia
Ed Paulinas
 
Gosto muito dos livros da Tatiana Belinky, e esse livro não é diferente: Um livro gostoso de ler, com textos curtos, rimados. Fácil de ler e também bem ilustrado.
O livro brinca com as palavras, mostrando quando os bichos viram adjetivos dos defeitos ou qualidades dos homens.
 
Esse livro conta que um dia, a bicharada reunida na floresta discutia muito animada: alguns bichos reclamavam porque os bichos-homens, quando brigavam entre si abusavam do nome dos bichos se xingando de anda, burro, rato, vaca, pato...
 
Mas de repente a leoa rosna, dizendo que não reclamava a toa, afinal, mulher valente era chamada de leoa. E também o leão diz que aquele que tem pose de majestade, o homem chama de leão.
 
A cobra tem muita razão para ficar contente, se alguém é competente, dizem sempre que ele é uma cobra. A gata diz também que toda moça linda e charmosa, ele chama de gatinha!
 
A águia, o cisne, a rolinha, a tigresa e a formiga também fazem suas declarações: "Mulher trabalhadeira ele chama de formiguinha!" e por aí vai...
 
Mas, enfim, em um tom muito sentencioso fala a sábia serpente:
"O homem é mau, ou bondoso. Ele é frio, ou morno, ou quente. É furioso, ou carinhoso. Ele é um ser bem diferente de nós: ele é perigoso! Homem não é bicho - é Gente!"
 
Um livro pequeno, divertido e gostoso de ler!
Com 16 páginas, encontrei para comprar (pesquisa internet) por R$ 9,80 no site da Livraria Cultura e das Livrarias Curitiba.
 
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário