quinta-feira, 13 de junho de 2013

"JOÃO E O PÉ DE FEIJÃO"

Recontado por Ruth Rocha
Ilustrações Roberto Weigand
Ed FTD

Mais uma historinha da coleção "Lê Pra Mim", onde historinhas classicas são recontadas por Ana Maria Machado e Ruth Rocha.
Um livro gostoso de ler e bem ilustrado.

Nessa versão do João e o pé de feijão, a mãe de João pede que ele vá a feira vender o único boizinho, pois eles já não tinham mais o que comer. No caminho Joãozinho encontrou dois homens malvados e o enganaram: deram a ele três grãos de feijão, dizendo que eles eram especiais e em troca levaram o boizinho embora.

Quando a mãe viu o que ele trouxe, ficou aborrecida, zangada mesmo e jogou os grãos de feijão pela janela. Mas aconteceu uma coisa incrivel os grãos brotaram mesmo e foram subindo, até desaparecerem nas nuvens.

João subiu, até que encontrou uma grande campina, com muita gente trabalhando, e ao longe se via um castelo. João foi andando, encontrou um senhor e perguntou onde ele estava, e o velho respondeu "Aqui são as terras do Gigantão Grandão, e contou que ali todo mundo trabalhava para ele. João quis ir ver o tal Gigantão Grandão.

João espantou-se com o tamanho do lugar, os móveis eram enormes, e no meio da sala tinha uma mesa com muita comida.. o menino que estava com muita fome, foi subindo pelo pé da mesa e chegando lá em cima foi pegando uma migalha de bolo que estava caída na toalha.

De repente João ouviu um barulho, e com muito susto viu o Gigantão Grandão chegando. Masi do que depressa, se escondeu, e ficou quietinho enquanto o gigante comia. E observou quando o Gigante foi até o armário, pegou uma galinha e uma harpa: colocou tudo em cima da mesa e disse a galinha: "Minha galinha, bote já um ovo de ouro!" E a galinha obedeceu. O gigante guardou o ovo em um saco e pediu a harpa "Cante para eu dormir!"

A harpa começou a cantar uma linda musica, e o gigante dormiu.
João saiu do esconderijo, pegou a galinha e foi descendo pelo pé da mesa.
Quando João chegou lá embaixo, a harpa começou a gritar "Pega ladrão!" João correu em direção a porta, rolou por baixo dela e continuou correndo até chegar ao pé de feijão.

O Gigantão que tinha comido e bebido muito, estava meio pesadão e não conseguia correr  depressa. As pessoas que lá trabalhavam, tinham muita raiva do gigante, e quando ele perguntava pelo menino, eles respondiam enganando o gigante, que corria na direção errada.

Com isso João conseguiu correr, descer pelo pé de feijão e chegar ao chão. Chamou a mãe, pegou o machado e começou a cortar os galhos da planta, até que ela despencou! E o Gigantão caiu junto lá de cima, e morreu.

Na mesa hora as pessoas que trabalhavam para ele apareceram, não se sabe como... e cada uma trazia um ovo de ouro, e todos estavam contentes, pois estavam livres do Gigantão.

Joãozinho mostou a sua mãe a galinha que colocava ovos de ouro. E assim eles puderam viver felizes, e puderam ajudar a todos os vizinhos e nunca mais passaram fome.

Com 29 páginas, encontrei o livro (pesquisa internet) por R$ 33,50 nos sites das Livrarias Travessa, Folha, Cultura e Americanas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário