sexta-feira, 29 de março de 2013

"O CURUMIM"

Ingrid Biesemeyer Bellinghausen
Ed DCL (Difusão Cultural do Livro)
Um livro com textos curtos, todo escrito em caixa alta (maiúsculas) e com ilustrações bem coloridas e bem diferente. O livro conta um pouco da cultura indigena e que precisamos aprender a respeitar os costumes e diferenças uns dos outros!
O livro conta a história de Peri, um indiozinho que morava com seu povo em uma grande mata.
O livro fala da rotina de Peri que sempre acorda ao nascer do sol e vai tomar banho em um rio, sua mãe se chama Iara e ela faz produtos artesanais, que são muito uteis aos indigenas.
Peri saía junto com os outros curumins para procurar galhos secos e a noite faziam uma fogueira, onde ouviam dos mais velhos lendas antigas do povo indigena.
Conta que o pai de Peri foi caçar e caiu no rio e foi levado pela correnteza. E aquele foi o dia mais triste para Peri.
Um dia aparece um homem todo vestido na tribo de Peri. O nome dele era João, um estudioso dos povos indigenas. João foi bem recebido pela tribo e ficou lá por muitas noites.
João se apaixonou pela mãe de Peri e os dois se tornaram grandes amigos.
Então um dia João sentiu saudades de casa, e Iara e Peri foram com ele morar um tempo na cidade.
Peri descobriu que na casa de João tinham muitas surpresas: cama, chuveiro, fogão - coisas muito diferentes das que ele estava acostumado lá na mata.
Peri foi para a escola e na escola ele aprendia muitas coisas, mas também ensinava sobre a mata, os animais, rios e a importância da preservação da natureza. E na hora de contar histórias, ele era sempre o escolhido, pois a turma adorava ouvir sobre as lendas indigenas.
E assim, Peri, João e Iara viveram felizes tanto na mata como na cidade.
Além da história, o livro traz duas páginas de Atividades para as crianças e algumas palavras indigenas com seus significados.
Com 31 páginas, encontrei (pesquisa internet) por R$ 17,90 (promoção) nos sites da Americanas e Submarino e por R$ 23,00 nos sites da Livraria Saraiva e Siciliano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário