segunda-feira, 29 de abril de 2013

"QUEM MANDA AQUI SOU EU!"

Texto Sônia Travassos
Ilustrações Cor e Imagem Artes Graficas
Coleção Conviver - Sitio do Picapau Amarelo (autoritarismo)
Ed Globo
 
Esse livro fala sobre o autoritarismo e de um modo simples e leve mostra para as crianças que não querer sempre tudo do seu jeito pode não ser legal.
 
A história é com a turminha do Sitio do Picapau Amarelo.
E depois do café da manhã Narizinho e Pedrinho estavam pensando qual seria a reinação daquele dia, quando Emilia apareceu toda serelepe, vestindo um manto vermelho, uma coroa de papel dourado e segurando um cabo de vassoura. Bateu o cabo da vassoura no chão e anunciou que tinha uma ideia - queria brincar de reino medieval...
 
Declarando que já tinha pensado em tudo, Emilia saiu determinando: ela seria a rainha, Narizinho a sua dama de companhia, Pedrinho um valente cavalheiro, Visconde o bobo da corte, Rabicó o cozinheiro real, e Quindim o dragão que sequestraria a Rainha.
 
Quando Pedrinho quis saber quem seria o rei, Emilia respondeu que em seu reino não teria rei, que ela era a rainha e seu reino não era igual aos outros.
 
E mesmo sob protestos do Visconde em ser bobo da corte, a cartola do Visconde foi substituida por um chapéu colorido. E depois de uma hora a turma toda parecia ter saído de um castelo medieval.
E a brincadeira começou..
 
Então Emilia, acompanhada da Narizinho, se sentou em seu trono real, ordenando que o bobo da corte se apresentasse.. Visconde apareceu e recitou um verso. Apesar de Narizinho ter aplaudido a apresentação, Emilia parou a brincadeira contrariada: ela queria que o bobo parecesse mais engraçado. Visconde ainda tentou atendê-la dando cambalhota, fazendo careta e contando uma piada, mas a Emilia continuava só colocando defeitos.
E disse "Eu quero que faça direito. Fui eu que inventei a brincadeira"
 
Narizinho tentou alertar dizendo que Emilia tinha inventado a brincadeira, mas que todos estavam brincando e Pedrinho completou, que cada um tinha a sua maneira de brincar.
 
Emilia quis então continuar. Pediu que o cozinheiro real trouxesse a comida. Quando rabicó entrou com a bandeija vazia ela reclamou que daquele jeito a brincadeira não ficava com cara de real.
 
Depois Emilia 'desinventou' a hora do baile e tirou a parte da brincadeira, Narizinho emburrou...
E na hora de ser salva pelo dragão e ser salva pelo cavalheiro, Emilia novamente ficou insatisfeita, arrumou um monte de defeitos e mais uma vez declarou que era a "dona da brincadeira".
 
E assim, Pedrinho resolveu deixar Emilia, a dona da brincadeira, brincar sozinha!
Narizinho perguntou onde o primo estava indo, e ele respondeu:
"Indo pegar jabuticabas. Com Emilia mandando o tempo todo, essa brincadeira perdeu a graça!"
E ainda mais malcriada Emilia deu de ombros e disse "Pois então não brinque!"
 
E assim, um por um dos personagens medievais que a Emilia tinha inventado foram abandonando a brincadeira daquela bonequinha mandona, que ficou zangada, sentada sozinha em seu trono.
 
Então o Conselheiro (Burro Falante), veio conversar com ela. E fazendo observações do tipo "desde quando brincadeira que se brinca em grupo, tem um dono só?" e " se vocês estavam brincando juntos, deveriam ter combinado as coisas juntos". E por fim, completou: "Quem  semeia vento, colhe tempestade.! Qualquer dia ninguém mais vai querer brincar com você!"
 
Emilia em sua cabecinha de macela não conseguiu entender sobre o vento e a tempestade.. e foi perguntar a Dona Benta, que nem mesmo conseguiu entender o que a Emilia queria dizer! E quando entendeu o que ela estava querendo dizer, Dona Benta explicou que nossas atitudes podem trazer consequências e que às vezes podem ser boas, às vezes ruins.
 
E então Emilia vai saindo da casa caraminholando e encontra Narizinho que veio chamá-la para brincar com eles, pois o esconde-esconde estava superlegal! Emilia disse que só brincaria, se depois pudessem brincar novamente de reino medieval. Então Narizinho fez com que Emilia prometesse que não iria mais dar uma de dona da brincadeira.
 
E lá se foram as duas correndo pelo quintal, brincar com o resto da turma que já estava toda esperando!
 
Com 32 páginas, encontrei (pesquisa na internet) por R$ 12,90 no site da Submarino e por R$ 14,90 nos sites da Livraria Saraiva, Livraria Travessa, Livraria da Folha e Americanas.
 
 
 
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário