sexta-feira, 26 de abril de 2013

"DAVI USA ÓCULOS VERMELHO-CAQUI"

Escrito por Mymi Doinet
Ilustrador Nanou
Tradução Graziella Betting
Coleção Os Outros e Eu
Ed Larousse do Brasil

Gosto muito desses livros que conseguem tratar "diferenças" de uma maneira delicada.
É o que acontece nesse livro, um coelhinho com problemas de vista.. e a história tão gostosa, que mesmo sem querer consegue mostrar para a criança que usar óculos (quando é preciso) não é motivo para vergonha.

O livro conta a história de Davi, que é um coelhinho bastante esperto, mas que não enxerga muito bem, nem de longe e nem de perto. Tem muita dificuldade para ler livros...

Então a Mamãe Coelha leva o coelhinho para fazer exame com Dr Pedro, o oftamologista.
E depois da consulta Dr pedro exclama: "Você precisa usar óculos! Vou receitar uma lente!".

Davi então vai a Ótica da Dona Piscadela para escolher uma armação para seus óculos: não quis a verde, achou que ficaria igual a um sapo!, também não quis a cor-de-rosa que era cheia de brilhante, e ele ia parecer uma boneca horrorosa. Por fim, a escolha de Davi foi uma armação vermelho-caqui.

No começo Davi estranhou, nem queria virar o rosto, com medo do óculos cair! Mas seu pai o tranquiliza, diz que são para o seu tamanho, e que ele não precisava se preocupar, que não cairia nem quando ele fosse patinar.

Pela manhã  ele vai para a escola mal-humorado, reclamando que na sala dele ninguém usava óculos. E por estar envergonhado, Davi esconde seus óculos em sua pasta marrom.

Na hora do teatro de fantoches quem persegue a Chapeuzinho Vermelho? Ele não conseguia ver direito - não sabia se era um monstro ou uma bruxa malvada. Então resolve por os óculos sem ninguém perceber, e então grita: é um lobo mau!

Caio, o coelhinho mais levado da sala diz que Davi com os óculos ficou com cara de inteligente. E como ninguém riu dos óculos, Davi ficou contente, satisfeito e consegue ver tudo nítido!
E no dia seguinte Davi tem uma surpresa: Clara sua amiga também aparece usando óculos, azuis da cor do céu!

Um livro com textos curtos, todo rimado (adoro) e muito bem ilustrado - desenhos delicados... lindos!
Com 24 páginas, encontrei para comprar (pesquisa internet) por R$ 18,19 na Cia dos Livros (www.ciadoslivros.com.br) e  por R$ 23,00 no site da Livraria Cultura.

Outros títulos da mesma coleção:
Nicola tem vergonha até de jogar bola
João não cabe mais em seu calção
Heitor não sai de baixo do cobertor



Nenhum comentário:

Postar um comentário