domingo, 14 de abril de 2013

"É SÓ UMA BRINCADEIRA!"

Escrito por Rachel Elliot
Ilustrado por Karen Saap
Tradução Fábio Teixeira
Ed Ciranda Cultural

Um livro lindo, bastante ilustrado, com figuras brilhantes, com textura e com uma surpresa pop-up!
Todo escrito em caixa alta (letras maiúsculas), tem textos simples e curtos.
O livro conta sobre as 'aprontações' de um macaquinho chamado Chico, que para brincar com os amigos contava "mentiras inofensivas e acaba aprendendo uma grande lição.

Chico morava na floresta, gostava de se pendurar nas árvores, comer bananas e brincar com seus amigos, mas quando se sentia entediado aprontava muitas travessuras!
 
Ele grita "socorro!socorro!" e sua amiga cobra corre para socorrer Chico, pensando que ele estava em apuros, mas Chico estava pregando uma de suas peças e dá um susto na cobra que acaba dando um nó em si mesma.
 
Depois é a vez do leãozinho cair na mentira do Chico, e o leãozinho acaba pulando em muitos espinhos, também a bebê hipopotamo acha que Chico está em perigo e se joga na água, e em troca, Chico joga frutas em seu focinho!
Ele ainda apronta com o crocodilo, com o tatu e com o tigrinho..
 
Então todos os amiguinhos do macaquinho Chico se encontram e reclamam das brincadeiras e travessuras que o amigo está aprontando... e eles já não querem mais brincar com ele quando escutam novamente ele chamar por socorro.
 
Desssa vez Chico estava em apuros de verdade caido dentro da lama, mas nenhum de seus amigos acreditou no seu chamado! Chico espera pela ajuda dos amigos, mas ninguém aparece e soluçando ele se pergunta por que ninguém veio ajudá-lo.
 
Chico escuta a voz de sua mãe que vem em seu socorro, ela tira ele da lama e o deixa limpinho.
Chico conta para sua mãe que nenhum de seus amigos lhe socorreu, e ela diz que como ele prega muitas peças, seus amigos já não acreditam mais nele. E preocupado em perder seus amigos, Chico resolve se desculpar com todos.
 
E aproveitando que todos seus amigos estão reunidos, ele se desculpa e promete nunca mais fazer nenhuma travessura. Os amigos se reunem em volta dele, se abraçam e desculpam. E no fim a bebe hipopotamo dá um pulo dentro da lama, e enche Chico de lama... e os amigos dizem sorrindo "É só uma brincadeira!"
 
Gostei muito desse livro, pois podemos através dessa história mostrar aos pequenos, de uma maneira leve que não é legal mentir.
 
Com 22 páginas, encontrei (pesquisa internet) por R$ 34,90 no site da Livraria Saraiva, Livraria Travessa e Livraria Cultura.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário