terça-feira, 30 de abril de 2013

"O RESGATE NO CIRCO"

Autor e Ilustrador César Cavelagna
Coleção As Aventuras de Simão e Bartolomeu
Ed. Globo

Já publiquei aqui um livro dessa coleção "As Aventuras de Simão e Bartolomeu" sobre a poluição na cidade, sobre a poluição no mar e  agora esse livro fala sobre maus-tratos dos animais.

Simão, um cachorro vira-lata que mora na rua e seu melhor amigo, Bartolomeu que é um carrapato e o Criador, que é o desenhista e o criador do desenho, bem conhecidos daqueles que assistem a TV Rá-Tim-Bum ou a Tv Cultura.
 
A aventura de Simão e Bartolomeu começa quando Simão, o cão vira-lata dá de cara com um filhote de gorila em cima dele assim que acorda. O filhote foi deixado lá pela mãe-gorila que tentou fugir do circo, onde eles eram mal tratados.

Curioso para saber de onde o filhote veio, Simão segue pistas do gorilinha e chega ao circo. Lá ele encontra outros animais também na mesma situação que a mãe-gorila.. inclusive descobre que o dono do circo arrancou todos os dentes do coitado do leão!

E com a ajuda do mágico, que lhe empresta uma cartola, Simão aproveita que naquela noite iria ter "A Grande Noite dos Bichos" e quando todos estão juntos, consegue salvar todos eles, mandando que todos entrem na cartola do mágico. Tudo bem que o coelho (que já estava lá dentro da cartola) não gosta muito da idéia..

O dono do circo acaba descobrindo que Simão é um falso mágico, e assim o cãozinho sai correndo.. acaba tropeçando em uma pedra, a cartola cai no chão e assim todos os bichos saem dela.

Então o dono do circo ordena que os palhaços-xerifes peguem todos de volta. Simão pede socorro a Bartolomeu, o carrapato, e quando os palhaços veem aquele carrapato vindo enfrentá-los começam a gargalhar.

A aventura não termina por ai: o dono do circo ainda consegue prender Simão e o filhote da gorila, mas esse nem percebe que ela está ali perto, e com muita raiva do dono do circo ela pega o malvado pelo pescoço e estica suas pernas, soltando ele depois, como se fosse borracha e ele vai parar muito, muito longe.

Mamãe gorila e seu filhote agora vão viver livres!
 
Um tempo depois, o vento traz um cartaz que fica preso no focinho de Simão. Ele então pega o papel e vê: era o anuncio do show daquele dono de circo - ele ia se apresentar como "o incrível homem elástico". Então Simão rindo conclui que aquele ali nunca mais irá maltratar animais!

Uma história divertida, que ensina sobre o respeito e cuidado com os animais. Textos curtos, simples de ler e é muito bem ilustrado.

O livro faz parte da Coleção As Aventuras de Simão e Bartolomeu que fala sobre a preservação do meio ambiente e aborda temas como o combate a poluição, o desperdício de água e os maus-tratos dos animais: "Perigo na Cidade", "O Mar Pede Socorro", "Uma Viagem Especial" e "O Resgate no Circo".
 
Com 48 páginas, encontrei (pesquisa na internet) por R$ 18,90 nas Livrarias Saraiva, Livraria da Folha, nos sites da Submarino e Americanas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário