sexta-feira, 12 de abril de 2013

"O MACACO BOMBEIRO"

Ruth Rocha
Ilustrações Mariana Massarani
Coleção Pulo do Gato
Ed Salamandra
 
Adoro Ruth Rocha... livros gostosos de ler, historinhas divertidas e interessantes!
Com ilustrações divertidas e bem coloridas, esse livro é muito gostoso de ler, ensina que quando temos um sonho, podemos sim alcançá-lo.. mesmo que todos digam e pensem ao contrário.
 
O livro conta a história de Janjão, um macaquinho serelepe que tinha o sonho de ser bombeiro.
Mas lá na floresta os únicos animais que podiam ser bombeiros eram os elefantes, pois só eles sabiam espirrar água longe!
 
Jô era o chefe dos bombeiros, e toda vez que Janjão encontrava com ele, insistia em seu sonho e perguntava se no corpo de bombeiros não tinha uma vaguinha, e a resposta era sempre a mesma: "Ora Janjão, você sabe muito bem que só elefante é que pode ser bombeiro. Nós é que sabemos jogar água fora!"
 
E Janjão não se convencia, cada vez que via uma fumacinha, lá ia ele tentando resolver o problema... mas na verdade só se metia em confusão, virando piada para os outros bichos.
 
Janjão pensava: "Por que é que não posso ser bombeiro? Só porque não tenho tromba? Avião não é passarinho e voa. Submarino não é peixe e nada. Eu tenho que resolver esse problema." - e partiu para a cidade!
 
Janjão voltou da cidade todo equipado: trouxe uniforme, capacete, mangueira e até escada.
 
E quando o ninho da Dona Beija-flor pegou fogo, Janjão teve a maior decepção: como é que se usa a mangueira, sem torneira?
 
Mas o incendio na casa da Dona Beija-flor estava complicado: Jô não alcançava o ninho com sua tromba.. e então Janjão teve uma ideia: subiu em uma árvore grande, se pendurou em um cipó e voou pelos ares, e de passagem pegou o ninho da D Beija-flor e levou-o para o chão, onde Jô pode calmamente apagar o fogo!
 
Foi a maior festa, toda a bicharada veio dar parabéns! E ali para a alegria de Janjão, ele foi nomeado o primeiro Bombeiro Voador do Mundo!!
 
O  livro é uma delicia. Com 32 páginas,  encontrei o livro (pesquisa internet) por R$ 38,50 nos sites da Livraria Travessa e na Livraria da Folha.
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário