quinta-feira, 29 de agosto de 2013

"O AMIGO DO REI"

Ruth Rocha
Ilustrações Cris Eich
Coleção Vou te Contar
Ed Salamandra

Um livro bem ilustrado, muito bem escrito.
Adoro Ruth Rocha.
Essa história mostra uma novidade para a maioria das crianças: fala sobre a escravidão.
E fala sobre a amizade, uma amizade que seria impossível naquela época: se tornaram amigos um menino escravo e o filho do dono da fazenda.

O menino chamado Matias, tinha nascido de uma escrava. E naquela época na casa da fazenda nasceu Ioiô, filho do dono da fazenda. Matias era escravo de Ioiô.

Os dois brincavam juntos, e brincavam muito.
Mas quando brigavam, como todos amigos brigam, Ioiô tinha sempre razão, porque Ioiô era o patrão.

Matias contava sempre para Ioiô que um dia ele seria rei. Ioiô ria, e perguntava como isso seria, e então Matias dizia que lá na terra dele, o pai dele era um grande rei e que assim ele também seria rei. Ioiô não acreditava, mas Matias dizia "Vai chegar o meu dia".

Um dia Matias e Ioiô fizeram não sei o que não deviam e não podiam fazer, o pai de Ioiô ficou zangado e deu uma surra nos dois. Matias, que estava acostumado nem ligou, mas Ioiô ficou sentido, zangado e então chamou Matias para ir embora.

Matias perguntou a Ioiô se ele não tinha medo, Ioiô não tinha medo não!

E os dois saíram juntos, entraram pela mata. A mata era perigosa, mas não para Matias, em cada curva havia uma indicação, e Matias entendia. Em cada clareira encontrava alimento, quando escurecia encontravam uma fogueira e os dois dormiam encolhidos junto ao fogo. Viajaram assim, por vários dias.

Um dia eles viram uma mata enfeitada, tambores tocando ao longe, e de repente gente - guerreiros enfeitados, pintados e armados. Ioiô teve medo e quis correr, mas os guerreiros se curvaram e saldavam Matias "Salve o nosso rei!"

Matias e Ioiô foram carregados até aquela aldeia diferente: uma aldeia de escravos fugidos - um quilombo.
Matias sorria e pensava: "Chegou o meu dia!"

Matias era o rei, e tudo o que ele queria os outros faziam. E Ioiô era amigo do rei... era quase rei. Mas a saudade chegou, e entrou no coração de Ioiô, então Ioiô quis voltar para casa.

Matias e seus guerreiros levaram Ioiô, voltaram pelos mesmos caminhos e quando viram ao longe a fazenda de Ioiô, Matias se despediu.. "Um dia a gente se encontra, quando meu povo não for mais escravo"

Matias voltou para a sua aldeia, muito lutou por sua gente, para que ninguém fosse escravo nunca mais. Muitos lutaram também.
Lado a lado, muitos negros, mulatos e brancos... e entre eles, Ioiô o amigo do Rei!

Com 32 páginas, um livro bem ilustrado.
Gostoso de ler que fala com leveza de um tempo da nossa história. Conta de uma amizade e da luta pela liberdade.

Encontrei o livro por (pesquisa internet) R$ 27,60 no site da Siciliano e Travessa e por R$ 34,50 nos sites da Saraiva, Cultura, Submarino e Americanas.

3 comentários: