quinta-feira, 28 de novembro de 2013

"O CONCURSO DAS AVES"

Telma Guimarães Castro Andrade
Ilustrações Pierre Trabbold
Coleção Que Animal! Histórias de Animais
22 páginas

Um livro muito colorido, divertido.
Com texto simples e fácil de ler. Bem ilustrado.
O livro fala sobre a vaidade e de um jeito divertido mostra que todo mundo tem alguma coisa que não gosta.

O livro é sobre as aves. E estando toda a passarada reunida, o Periquito propôs que eles fizessem um concurso para escolher qual seria a ave mais bonita, e que a Coruja iria dar a palavra final.

O Papagaio olhou para o Tucano, O Tucano olhou para a Garça, a Garça olhou para o Urubu, que olhou para o Pavão, que olhou para a Coruja... todos toparam!

E um declarava ser mais bonito que o outro.

A observando tudo, bem quietinha, a Coruja achou que seria difícil julgar, então olhou o lago e teve uma sábia ideia: "Reparem naquela lagoa, sua água parada até parece um espelho. Aquele que nela se mirar e continuar se achando o mais bonito, ganhará o concurso."

As aves então voaram para perto do lago, e pela primeira vez viram refletidas suas próprias imagens.
O Papagaio achou que que tinha um andar esquisito, o Tucano achou que tinha um bico muito comprido. O Pavão achou que seus pés não combinavam com o resto do seu corpo. O Urubu achou que ia desmaiar! A Garça se achou magrela, e não gostou de suas pernas finas e o Periquito achou que seus olhos eram muito pequenos.

As aves desapontadas com as próprias imagens refletidas, cada uma foi dando uma desculpa e indo embora...

A Coruja suspirou aliviada, pois não ia precisar comprar briga com ninguém. E depois ela pensava ser a mais bonita e mais inteligente, confessou orgulhosa para si, esquecendo que foi a única que não tinha se olhado no seu reflexo na água.

Uma cobra que estava ali e assistia a tudo, falou bem alto para a coruja: "Um bom espelho para a senhora só poderia fazer bem!"

A Coruja então, com o rabinho de um olho espiou-se na água. Tomou um susto enorme com a sua imagem.. o susto foi tão grande que ela saiu voando e nunca mais a passarada falou em concurso de beleza naquele pedaço da floresta!

Um livro divertidíssimo!
Encontrei (pesquisa na internet) o livro por R$ 25,40 nos sites das Livrarias Saraiva, da Siciliano e da Cultura.

Um comentário: