sábado, 30 de novembro de 2013

"A GALINHA QUE CRIAVA UM RATINHO"

Recontado por Ana Maria Machado
Ilustrações Mariana Massarani
Coleção Barquinho de Papel
Ed Atica
24 páginas

Adoro esses livros que recontam histórias, e elas recontadas pela Ana Maria Machado é uma delícia!
Uma historinha divertida, bem ilustrada. Um livro fácil de ler.

O livro conta a história de uma Galinha e um Galo que, por não terem pintinhos, adotam um Ratinho.

E um dia, depois do almoço a Galinha já ia saindo para lavar louça no rio quando recomendou ao Galo e ao Ratinho para não abrirem a porta para ninguém, pois andava pelas redondezas uma raposa.

O Galo que tinha comido muito no almoço, sentou-se em uma cadeira de balanço e ficou ali lendo jornal... ficou com muita moleza, e quando ouviu as batidas na porta nem se lembrou da recomendação da Galinha, e mandou que o filho Ratinho abrisse a porta.

E era a raposa! Que vendo o tamanho do Ratinho, não se interessou por ele, mas que em uma bocada só engoliu o bicho de pena, com o jornal, óculos e até a cadeira de balanço!

O Ratinho saiu correndo e foi pedir socorro a mãe.
A Galinha então pediu que o Ratinho lhe trouxesse a cesta de costura e uma garrafa de cachaça e ficou ali escondida atrás de uma árvore.

A Galinha deixou a garrafa no meio do caminho, a raposa quando viu, achou que não seria nada mal beber um pouco depois de tanto comer. E depois de ficar bêbada foi deitar-se debaixo de uma árvore.

Então nessa hora a Galinha cortou a barriga da raposa, tirou lá de dentro o Galo, com seu jornal todo amassado e óculos entortados, esse nem tinha entendido o que estava acontecendo.
Mas antes de explicar, a Galinha começou a dar ordens:
"Ponham aquela pedra dentro da barriga da raposa!" e depois ela se pôs a costurar a barriga, pois a raposa já estava se espreguiçando.

Os três se esconderam. A raposa acordou com muita, muita sede e como o dia estava quente além de beber água, resolveu entrar no rio... a pedra pesava muito e foi afundando e acabou sendo levada pela correnteza... deve estar sendo levada até hoje, se é que já não chegou no mar!

O Galo aprendeu que não tem nada que ficar mandando o filho fazer as coisas só porque ele está com preguiça. E passou a tomar mais cuidado, vai que um dia a sua mulher não está por perto para concertar as coisas?!

Uma historia divertida.
Encontrei o livro por R$ 24,90 no site da Livraria Travessa e por R$ 27,50 nos sites das Livrarias Cultura, Siciliano e Saraiva.


Nenhum comentário:

Postar um comentário