terça-feira, 26 de novembro de 2013

"MARIA SAPEBA"

Recontado por Ana Maria Machado
Ilustrações Marilda Castanha
Coleção Barquinho Branco
Ed Ática...
24 páginas

Uma história interessante, uma lenda recontada que explica de uma maneira criativa como o peixe Linguado (chamado pelos índios de Massapé, e também conhecido como Maria Sapeba) ficou com os olhos e uma boca no meio da cara, bem torto e diferente.

Conta a história que Nossa Senhora gostava muito de vir passear na beira do mar, um dia ela se distraiu catando conchinhas e ficou sem saber se já era hora de voltar, então olhou para o fundo do mar e ali perto viu o peixe chamado Maria Sapeba, que nesse tempo era igual aos outros, com olho e boca no lugar.

Nossa Senhora achou que o peixe devia saber como estava a maré e perguntou:
"Maria Sapeba, a maré enche ou vaza?"

Mas o peixe ao invés de responder, fez careta e com a boca mole remedou o que Nossa Senhora tinha dito com uma voz engraçada.

Nossa Senhora perguntou de novo, mas Maria Sapeba estava achando divertido implicar com ela e com a boca mole remendou novamente o que ela tinha perguntado.

Três vezes Nossa Senhora perguntou, três vezes Maria Sapeba remedou. E Nossa Senhora resolveu ir embora de qualquer jeito.

O Menino Jesus que tudo vê e sabe, não gostou daquela falta de respeito com a mãe, fez Maria Sapeba ficar com a boca torta, para aprender.

E os anjinhos fizeram ainda mais: transformaram Maria Sapeba no peixe mais gostoso de todo mar, que todo mundo quer pegar e comer, para nunca mais ter descanso.

Encontrei o livro por R$25,90 nos site das Livrarias Travessa e Cultura e por R$ 27,50 nos sites das Livrarias Siciliano e Saraiva.

Nenhum comentário:

Postar um comentário