quarta-feira, 31 de julho de 2013

"OS LACINHOS DE BILÙ"

Silmara Rascalha Casadei
Ilustrações Ricardo Girotto
Coleção Bullying Não É Brincadeira
Just Editora
 
Esse é o último livro dessa coleção sobre Bullying.
Livros lindos, coloridos. Muito bem ilustrado e com textos fáceis de ler.
Todo escrito em caixa alta (letras maiúsculas). E páginas plastificadas, brilhantes, lindas.
 
O livro conta a história de uma cadelinha chamada Bilú, que por não ter comprado laços da mesma marca que as amiguinhas da escola, foi por elas desprezadas. E foi mais ou menos assim que aconteceu:
 
Quando Bilu chegou na escola,  suas amiguinhas, Puca e Lulu, estavam enfeitadas com lacinhos da marca Pet, que estava na moda. Bilu foi para casa e pediu a sua mãe para comprar os lacinhos, e eles tinham que ser da tal marca famosa.
 
A mãe de Bilú foi com ela até a loja, para agradar a filha. Mas quando chegou lá, viu que não tinha dinheiro para compra-los: "Mas eu quero mãe! Todas as minhas amigas têm!"
A mãe de Bilú ficou triste por não poder comprar os lacinhos para a filha.
 
No dia seguinte, na escola, as amigas da Bilú perguntaram se ela não tinha ainda os lacinhos da marca Pet.. e quando ela respondeu que a mãe ainda não tinha dinheiro para compra-los, então as amigas responderam que ela precisava comprar logo, pois se Bilu não tivesse os lacinhos, não andaria com elas!
 
No outro dia Bilú não queria ir para a escola, estava com medo de ficar abandonada. Sua mãe lhe disse que o estudo era mais importante e a levou para estudar.
E como ela temia, as Puca e Lulu fingiram que não a conheciam, e Bilú lanchou sozinha... que tristeza sentiu a cachorrinha!!
 
Bilú chegou em casa e não quis conversar com ninguém. Só chorou, chorou, chorou... se sentia muito infeliz: não tinha lacinhos, e não tinha suas queridas amigas. E de tanto chorar, acabou dormindo.
 
Acordou com o barulho da máquina de costura. Sua mãe estava quietinha, costurando um lacinho bem bonito. Ela sentiu muito amor por sua mãe, que mesmo sem ter dinheiro estava tentando ajuda-la, trabalhando até tarde da noite.
 
Então Bilú percebeu que Puca e Lulu não eram amigas de verdade, pois a deixaram sozinha só por causa dos lacinhos.
 
No dia seguinte, Bilu foi para a escola feliz da vida, com seus novos lacinhos.
E novas amigas acharam os lacinhos lindos, e perguntou onde ela tinha comprado os seus lacinhos.
E assim que ela disse que tinham sido feitos por sua mãe, as amigas perguntaram se ela não poderia fazer para elas também!
 
Dias depois suas novas amiguinhas estavam com lacinhos feitos por sua mãe.
E até Puca e Lulu queriam dos mesmos lacinhos.
E assim Bilú descobriu que os laços verdadeiramente importantes são os laços de ternura!
 
Com 19 páginas, encontrei o livro (pesquisa internet) por R$ 17,90 no site da Siciliano e por R$ 24,90 no site da Livraria Cultura.
 
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário