quinta-feira, 25 de julho de 2013

"A ESCOLINHA DO MAR"

Ruth Rocha
Ilustrações Adilson Farias
Ed Salamandra
 
Dessa gostosa coleção escrita pela Ruth Rocha, já publiquei "A Cinderela das Bonecas", "Nosso Amigo Ventinho" e "Romeu e Julieta".
 
Um livro muito colorido, com lindas ilustrações.
O livro tem textos simples, gostoso de ler. Todo escrito em caixa alta (letras maiúsculas).
 
O livro vai contando sobre a escolinha do fundo do mar, onde o Dr. Camarão dá aulas para os peixinhos menores: "Peixe inteligente, presta atenção ao que come, não come minhoca com anzol dentro nunca!".
O peixe elétrico ensina a fazer foguetes, para irem a terra e o maestro Villa-Peixes ensina aos alunos lindas canções.
 
E a historinha vai contando que naquela escola não estudam só peixes: a pequena Estrela-do-Mar, tão graciosa, é a primeira aluna de balé. A pequena Lula é a primeira em caligrafia, já que já tem dentro dela pena e tinta! E o Siri-Patola, que por só saber andar de lado, nunca acompanha a aula de ginástica.
 
No fim do ano, Dona Ostra leva seus alunos para uma excursão no fundo do mar. Um grande ônibus, puxado por cavalos-marinhos, e no dia da partida todas as mamães foram despedir-se dos filhotes, e fazer suas recomendações: "Não vá chegar a beira do ar. Cuidado com as gaivotas!", "Meu filho, não chegue perto do peixe-elétrico quando ele estiver ligado!".
 
Os alunos aproveitaram mesmo! Viram a baleia amamentando o filhote, peixes-voadores que davam grandes mergulhos no ar, os golfinhos.. inteligentíssimos! E os tubarões, que sempre andam com seus ajudantes, os peixes-pilotos.
 
Toda turma acampou perto do castelo do Tubarão Barão. E quando Tubaronete - filhote do Barão - ouviu a cantoria, foi espiar o que estava acontecendo. Ele era um peixe mal-educado que nunca ia a escola, e chegou perto para caçoar de uns, imitar outros. Dona Ostra ficou aborrecida e foi ameaçada por ele, depois que chamou atenção por seu mal comportamento.
 
Tubaronete ainda arrancou a pérola da Dona Ostra e saiu espirrando água para todos os lados.
Dona Ostra ficou muito triste, e então Peixoto - um peixe pequeno, mas muito valente - foi até o castelo do Barão buscar a pérola.
 
Ao bater na porta do castelo, foi recebido por uma enguia que não lhe deu ouvidos. E sem desistir, Peixoto rodeou a casa e achou uma janela meio aberta, por onde entrou... mesmo sem convite! e lá encontrou o Tubarão Barão e o seu filho jantando, e pediu que o filhote do tubarão devolvesse a pérola da Dona Ostra.
 
O Tubarão Barão ficou furioso com o que o seu filho havia aprontado e resolveu lhe aplicar um castigo tremendo, mas antes de terminar o que ia falar, Peixoto o interrompeu e disse que Tubaronete era assim porque não ia para a escola!
 
E o Barão não disse nada... mas no ano seguinte, Tubaronete foi o primeiro aluno a ser matriculado na escola!
 
Com 37 páginas, encontrei o livro (pesquisa internet) por R$ 36,90 nos site da Livraria Cultura, no site da Submarino e da Americanas.
 
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário