terça-feira, 30 de julho de 2013

"MEU AMIGO, O COTÓ"

Silmara Racalha Casadei
Ilustrações Ricardo Girotto
Coleção Bullying Não é Brincadeira.
Just Editora


Esse é mais um dos livros que falam sobre bullying: "Coleção Bullying Não É Brincadeira".
Gostei muito dessa coleção, que fala de maneira leve sobre as diferenças.

Esse livro conta a história do Cotó. Um cãozinho sempre alegrinho e esperto, de todos os filhotes ele foi o primeiro a apreneder a correr, abanar o rabinho e pular.
Só que o dono da ninhada não podia ficar com tantos cachorros, então ele abandonou o Cotó na rua (!!!), e foi embora com o carro.

Cotó pensou que era para segui-lo e correu pelas ruas, até que foi atropelado e ficou muito machucado. Uma veterinária o socorreu e o levou para sua clinica... Cotó foi operado, sobreviveu, mas perdeu uma das perninhas. E ele ficou morando na clínica.

Cotó não desanimava, e ainda alegrava os animais que estavam doentes, internados na clínica.
E ele tinha um sonho secreto: queria participar da Maratona de Cães que aconteceria com o patrocínio da clínica. Ele corria, levantava peso, treinava do jeito que podia enquanto os outros cães dormiam.

Cotó começou a perceber uma movimentação na clinica perto do dia da Maratona,
 e alegremente contava para todo mundo que também ia participar, e tudo o que ouvia eram sonoras gargalhadas e comentários horrorosos:
"Ahahah... Você não passa de um cachorro sem perna que nunca ganhará uma competição!"
"Coitado, você me dá pena!"
Imaginem! Na largada, ele já vai ficar na última colocação. Podemos não saber quem vai chegar primeiro, mas já sabemos quem vai chegar por último!"
 
Mesmo tendo ficado triste, alguma coisa dentro de Cotó não o deixava desistir de participar da Maratona.
 
A Maratona era na forma de revezamento, do tipo um começa e outro termina. Cotó nem tinha parceiro para correr.. ele havia convidado muitos cachorros, mas ninguém queria, pois estavam com medo de perder a competição.
 
Como Cotó estava sem dupla, já estava pensando em desistir quando ouviu uma voz "Ei meu amigo, está sem par?" - um grande cachorro estava observando a situação do Cotó.
 
E quando Cotó se virou, viu que era seu amigo Atila - que já havia ficado internado na clinica e já tinha ganhado a maratona do ano anterior - Cotó  disse que estava sem par, que já estava querendo desistir, pois como todos diziam, ele não passava de um cão sem uma perna.
 
Mas o amigo Atila não deixou e combinou que correria com o Cotó - Cotó começaria a corrida, e Atila terminaria, e lá foram os dois para a largada.
 
Muitos cães riram dele, mas quando foi dada a largada, Cotó começou a correr muito, com  toda sua determinação e vontade, além disso, ele havia treinado muito! E passou muitos concorrentes.
Cotó chegou sem folego até Atila, que continuou a competição. Juntos eles alcançaram o primeiro lugar!
 
Um livro gostoso de ler, com textos fáceis e todo escrito em caixa alta.
Um livro bem colorido, bem ilustrado e com páginas plastificadas, brilhantes.
 
Uma história lindinha, que mostra que mesmo com diferenças, quando temos amigos queridos, somos capazes de tudo!
 
Com 19 páginas, encontrei o livro  (pesquisa internet) por R$ 17,90 no site da Siciliano,  e  por R$ 24,90 nos sites da Livraria Cultura e no site da Americanas.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário