quarta-feira, 10 de julho de 2013

"A RISADA DE BIRIBA"

Isabel Botelho
Ilustrações Toni & Laíse
Ed Scipione
 
Esse livro conta a história de Biriba, um palhaço que era a grande atração do circo Maravilha.
Biriba vivia fazendo palhaçadas, e as pessoas davam boas gargalhadas, mas certa manhã, o palhaço
acordou se sentindo meio esquisito. Alguma coisa estava errada... e então achou que se desse uma risada, tudo ficaria bem. Tentou, tentou mas nem um sorriso conseguiu dar!
 
Foi então que o palhaço descobriu que alguém tinha pegado sua risada!
 
Biriba ficou assustado e pediu ajuda para seu Adão, que era dono do circo e era seu grande amigo.
E os dois juntos começaram a procurar sua risada.
Procuraram por muitos lugares, perguntaram a muitas pessoas... mas não encontraram a risada!
 
Então Adão e Biriba foram procurar a Dona Divinha, uma cigana que lia sorte das pessoas que iam no circo, pois ela resolvia casos difíceis! E então ela mandou que ele fosse procurar sua risada no País do Riso, e o ensinou como chegar lá. Biriba agradeceu a Divinha, despediu-se de Adão e foi correndo na direção que a cigana havia ensinado.
 
O palhaço fez tudo direitinho: falou as palavras mágicas e fechou os olhos.
Uma ventania levou Biriba a uma lugar que ele nunca tinha visto antes. E então de repente  ele escutou uma risada... e logo atrás dela apareceu um homenzinho que logo se apresentou: era o Rei Risonho e lhe deu boas vindas.
 
Biriba então descobriu que no País do Riso, as risadas precisavam ficar presas pois se não ela iam rir tanto que acabariam fraquinhas, fraquinhas... Biriba também contou que tinha perdido sua risada, e então o Rei Risonhos mandou Biriba sentar para escutar as risadas que haviam chegado naquela semana. Nenhuma delas era a sua risada.
 
O Rei ofereceu-lhe uma risada emprestada, e depois de experimentar algumas, pensou por alguns minutos e resolveu que não ia ficar com nenhuma outra risada - ao rir com uma risada emprestada, o coração de Biriba ficara triste, e rir assim não era bom, pois ele não estava alegre de verdade.
Biriba agradeceu a atenção do Rei, despediu-se e desanimado, sentou-se na frente do circo e ficou ali, pensando onde poderia estar sua risada.
 
De repente Biriba escutou alguém rindo ali perto dele, e ele sem conseguir rir... Mais uma vez escutou a risada e então reconheceu que aquela era a SUA risada! Então Biriba escondeu-se para ver quem estava usando a sua risada. Então, logo depois apareceu uma menina rindo.
 
E então Biriba contou a ela  que a risada que ela estava usando era dele, e perguntou quem ela era!
Ela contou que se chamava Tristonha, e vivia chorando até que um dia ela o viu rindo no circo, e quando a risada dele caiu perto dela, ela pegou a risada e fugiu. Então ela parou de ser triste, e passou a rir a toa para todo mundo, e estava gostando muito de ser alegre.
 
O palhaço não estava gostando daquela história, e tinha que dar um jeito de pegar sua risada de volta, então perguntou a ela: "Já que você gostou tanto de ser alegre, porque não uma risada que seja sua? Uma risada que venha do seu coração? Ela será muito mais divertida que a risada que você está usando."
 
Biriba levou Tristonha para o País do Riso, onde os dois foram bem recebidos pelo Rei,  lá ela aprenderia a rir e ia descobrir sua própria risada. Um dia ela conseguiu! E conforme combinado, ela devolveu a risada do Biriba para ele. E ao recebe-la, Biriba riu, riu, riu... riu por todo tempo que ficou sem rir!
E para comemorar, o Rei Risonho soltou todas as risadas que estavam morando no País do Riso. Nunca tantas risadas, riram ao mesmo tempo!
 
Tristonha ficou tão feliz, que resolveu mudar de nome: passou a se chamar de Felícia e passou a ser aprendiz de palhaço, e foi trabalhar no Circo Maravilha.
 
E quando o Circo passar pela sua cidade, não deixem de assistir à grande atração: O Palhaço Biriba, e sua alegre ajudante, Felícia.
 
Um livro divertido, que conta a aventura do palhaço Biriba.
Bem ilustrado e gostoso de ler.
 
Com 32 páginas, encontrei o livro (pesquisa internet) por R$ 15,50 nos sites da Livraria Saraiva, Submarino e Americanas.
 

2 comentários: