segunda-feira, 6 de maio de 2013

"UM SENHOR AMIGO"

Márcia Honora
Ilustrações Index Art & Studio
Coleção Ciranda da Diversidade
Ed Ciranda Cultural
 
Gosto desses livros dessa coleção, eles sempre falam de forma direta e simples sobre preconceito, tabus.. assuntos dificeis. Outro dia publiquei aqui outro livro dessa coleção: "A Descoberta de Leila".
 
Nesse livro a autora ensina sobre a relação entre um franguinho e seu avô, um galo velho e o respeito e admiração que esse franguinho tem por seu avô e também sobre a morte: um assunto dificil para ser compreendido pelos pequeninos, mas que aqui é mostrado de um jeito doce.
 
Ricardinhho - o franguinho -  tinha como companheiro de brincadeiras seu avô, o Galo Mineli.
O avô Mineli tinha uma idade um pouco avançada, e para ele seu neto era muito especial. E, também, Ricardinho gostava de estar com seu avô e ajudar sempre que ele precisasse.
 
Seu Mineli esperava seu neto chegar da escola e a cada dia estava pronto para lhe ensinar uma nova brincadeira. Seu Mineli conhecia brincadeiras que ninguém mais conhecia. Ricardinho e Seu Mineli eram grandes companheiros.
 
Ricardinho também gostava muito de passar os dias escutando as histórias do avô, e sua preferida era de quando Seu Mineli ainda era um franguinho e conheceu Dona Rebeca, a galinha mais bonita do galinheiro.
 
E nas férias, Ricardinho e seus pais foram viajar para a praia, mas o avô Mineli não foi, pois estava muito velhinho e não ia aguentar a viagem e a agitação da praia. Ricardinho sentiu muito ter que separar dos pais, e quando ele abraçou seu avô algo estranho aconteceu: sentiu como se tivesse abraçado Seu Mineli pela última vez. E, de repente, uma lágrima desceu pelo rosto do Ricardinho.
 
Já estava chegando o dia de irem embora, o telefone do pai de Ricardinho tocou. E então depois de receberem a noticia que Seu Mineli tinha passado mal e estava no hospital, eles voltaram para casa.
 
Quando a familia chegou no hospital, foram informados por ser muito velhinho, Seu Mineli tinha falecido. Foi uma tristesa enorme e todos ficaram inconsoláveis. Ricardinho ficou muito abalado: nunca alguém que Ricardinho conhecesse havia falecido.
 
O pai de Ricardinho percebeu sua tristeza e chamou ele para conversar. Contou-lhe que a morte era um processo natural da vida, e que o mais importante era o que fazíamos pelas pessoas enquanto elas estavam junto de nós.
 
Explicou que é comum sentir saudades daqueles que não estão mais conosco, mas que podemos guardar na memória os momentos que vivemos juntos.
 
Depois o pai contou que Seu Mineli tinha deixado para Ricardinho um presente após a sua partida, e então lhe entregou um baú muito bonito. Ricardinho nunca tinha visto aquele baú. E foi uma grande surpresa quando Ricardinho viu que dentro daquele baú estavam todos os brinquedos antigos do Seu Mineli. Ricardinho cresceu, tornou-se médico e guardou para sempre seu avô na memória.
 
O livro fala sobre a morte de uma forma natural, tranquila e mostra que não é um evento fantasioso, que é parte do desenvolvimento humano.
 
Texto simples e fácil. Todo escrito em caixa alta (letras maiúsculas).
Com 32 páginas, o problema é encontrar ele para comprar - o site da Ciranda Cultural indica compra no site da Livraria Saraiva ou Cultura. Mas eu só encontrei para comprar no site www.livrosecultura.com.br  por R$ 12,90.
 
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário