sexta-feira, 17 de maio de 2013

"NOSSO AMIGO VENTINHO"

Ruth Rocha
Ilustrações Suppa
Série Vou Te Contar
Ed Salamandra

Para começar bem o fim de semana, vamos de Ruth Rocha.
Nesse livro ela conta a história do Ventinho. Uma história divertida, leve e gostosa, onde para salvar a festa das crianças de uma escola ele se junta com amiguinhos e afasta uma tempestade que vem vindo.

Ventinho, filho de D Ventania. Ele era alegre, serelepe e vivia fazendo estripulias pelo céu.
As brincadeiras de Ventinho eram muito divertidas, voava pelo céu com seus amiguinhos, os outros ventinhos e com suas amiguinhas nuvens.

As nuvens gostavam do Ventinho, pois ele as levavam para passear em cima do mar e do outro lado das montanhas.

Ventinho também trabalhava: logo de manhã com seu pai, um Vento Forte, levava os barcos dos pescadores para o mar. As velas mais rabugentas reclamavam "Não empurrem com força" e uma muito novinha dizia dengosa: "Ai, ai, não façam cócegas!"

Ventinho também ajudava as lavadeiras que punham roupas no varal, e o cata-vento em cima da igreja? Era Ventinho que girava com ele, e o Galo do Cata-vento, gostava de Ventinho e lhe contava histórias de outros lugares.

Ventinho gostava de espiar pelas janelas o que as crianças estavam fazendo, todos os dias ele ia ver o que se passava na escola.

E em um dia, na escola havia uma grande reunião, todas as crianças estavam na sala com as professoras, combinando uma grande festa. Ventinho, muito curioso, entrou pela veneziana, levantando a cortina.. D. Ester, logo reclamou "Fechem a vidraça!" E Ventinho ficou preso na sala.. E como não tinha como sair, sentou-se em cima do armário esperando que alguém abrisse a porta.
 
Ventinho viu que as crianças estavam muito animadas: iam montar uma peça de teatro e estavam torcendo para no dia não chover.
 
O tempo passou, Ventinho não esqueceu dos meninos da escola. E todos os dias passava na escola para ver os progressos que tinham sido feitos para o dia da apresentação.
 
Até que chegou o dia da festa, mas Ventinho estava muito preocupado: lá no céu, no cantinho do céu, alguma coisa não parecia certa, aquelas nuvens gordas, muito escuras não enganavam Ventinho. Então o primo Noroeste, que era um vento muito esquisito: às vezes era bonzinho e levava chuva para as fazendas, mas quando estava de mau humor, só queria saber de estragar festinhas.. e naquele dia ele vinha de cara feia.
 
As nuvens reclamavam: "Ai que vento mais bruto!"  Mas o Noroeste só queria saber de estragar aquela festa, lá embaixo.
Ventinho correu em direção do primo e pediu que não estragasse a festa, mas o primo não mudou de ideia.. era um vento sem coração.. um vento de ventilador!
 
Então Ventinho teve uma idéia, saiu voando e foi buscar todos os outros ventinhos, seus amigos. Trouxe a brisa, a aragem, a viração e o golpe de vento e até o vento encanado. E todos juntos começaram a empurrar as nuvens para bem longe. E as nuvens que também eram amiguinhas de Ventinho, se faziam bem levinhas para ajudar.
 
E o Noroeste, mesmo sendo muito forte, não podia com todos os ventos juntos. As nuvens se afastaram, o sol foi surgindo e os meninos ficarm todos contentes. Ventinho todo orgulhoso, sabia que tinha conseguido salvar a festa, e nem se incomodava se os meninos não sabiam disso.
 
E assim Ruth Rocha nos apresenta ao Ventinho, aquele que balança a roupa do varal, faz as nuvens do céu correr,  aquele que é nosso amigo.
 
Gostoso de ler. Uma história de solidariedade e amizade.
Encontrei (pesquisa internet) por R$ 34,90 nos sites da Americanas e Submarino e por R$ 36,90 nos sites das Livrarias Saraiva, Cultura, Travessa e Livraria da Folha.



Nenhum comentário:

Postar um comentário