terça-feira, 7 de maio de 2013

"EU SOU MUITO PEQUENA PARA A ESCOLA"

Texto e ilustrações Lauren Child
Tradução Lavínia Fávero
Coleção Charlie e Lola
Ed Ática

Há alguns dias dias publiquei outros dois livros dessa mesma coleção: "Eu Não Quero Dormir Agora" e "Eu Nunca Vou Comer Tomates".
E como os outros dois,  esse também é baseado nas histórias dos desenhos animados que passavam no Discovery Kids. Um livro tem textos curtos, fáceis de ler. E o livro é muito bem ilustrado e colorido.

Nesse livro Charlie, o irmão mais velho da Lola conta como foi convencer a sua irmã caçula do quanto era importante ir para a escola. Os pais deles já acham que ela, a Lola, já é bem grandinha para ir a escola, mas Lola não tem tanta certeza assim.
 
Lola além de achar que é muito pequena, também argumenta que não tem tempo para a escola, pois está ocupadissima fazendo coisas importantes em casa.
 
E nem adianta o Charlie dizer que na escola ela vai aprender a contar, pois para ela não é preciso aprender contar até cem, ela já sabe contar até dez e diz ela que nunca come mais do que dez biscoitos de uma vez, então ela não precisa contar mais do que dez... mas quando seu irmão perguntou o que ela faria se onze elefantes gulosos quisessem um doce, o que ela faria? Como contaria os doces?  Lola ficou em dúvida.
 
Charlie também conta que na escola ela vai aprender o alfabeto, e se ela puder escrever, poderá mandar cartões para as pessoas que ela gosta, ela argumentou novamente: Que gosta de falar no telefone, que é mais simpático e prático. E então o Charlie disse: mas nem todo mundo tem telefone, e perguntou como ela faria para mandar uma carta para o Papai Noel?
 
Ele também pergunta se ela não quer aprender a ler, para ler os seus próprios livros, e entender as mensagens secretas na geladeira. Lola disse que já tinha muitos segredos, e que ela tem todos os livros na cabeça e o que ela não conseguisse lembrar, ela poderia simplesmente inventar.
E se um Ogro feroz não dormisse a menos que ela contasse a história preferida dele? Lola respondeu que não saberia...
 
Ela ainda reclamou de ter que usar uniforme e ter que comer "comida de escola".
Que não queria comer sozinha, abandonada, sem ninguém... Charlie disse que ela faria vários amigos, e que poderia lanchar junto com eles. Então ela fala que já tem um amigo, o Soren  Lorensen, que é uma amigo invisível da Lola que mais ninguém consegue ver.
 
Charlie então diz que o Soren Loresen também vai para a escola. E então Lola diz que vai ter que ir também!
 
No caminho da escola, Lola estava aflita, e disse que o Sorem Loresen não estava se sentindo bem. Pois "ele" estava preocupado com medo de não aprender o alfabeto, de não contar os números, ou de ninguém falar com ele.
Charlie tranquiliza a irmã: vai dar tudo certo, disse que os "dois" iam se divertir muito e que na volta para casa todos tomariam leite cor-de-rosa, que a Lola adora!
 
Mas Charlie passou o dia todo preocupado: não viu a Lola na hora do recreio, nem em lugar nenhum na hora do lanche, e na hora de ir para casa ela também não estava na sala! E assim que ele a encontrou ela não estava nem um pouco sozinha, ou sem companhia.
 
Com 32 páginas, encontrei o livro (pesquisa na internet) por R$ 30,90 no site das Livrarias Cultura e Curitiba.
 
Um livro colorido, divertido com textos simples e fácil de ler.
 
 
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário