sábado, 18 de maio de 2013

"ALGUNS MEDOS E SEUS SEGREDOS"

Ana Maria Machado
Ilustrações Alcy Linhares
Global Editora

Nesse livro, Ana Maria Machado conta três histórias diferentes: "Mãe Com Medo de Lagartixa", "Com Licença, Seu Bicho-Papão" e "O Lobo Mau e o Valente Caçador".

 "Mãe Com Medo de Lagartixa"

Na primeira historinha, a historinha é sobre uma mãe que gostava de todo tipo de bicho: gato, cachorro, coelho, periquito, curió canário, porquinho-da-índia.
Mas sapo, minhoca, perereca, camaleão? Ela nem queria saber.

E em um dia seus três filhos resolveram pregar  uma peça na mãe: na saída da escola compraram duas lagartixas de mentirinha. Colocaram uma na gaveta e outra na prateleira.

Quando a mãe chegou do trabalho, tomou o maior susto! e Logo gritou, pedindo socorro para os meninos. Os meninos foram correndo e viram a mãe tremendo. Ela contou que a lagartixa subiu no seu braço e correu para a gaveta.

As crianças se olharam enquanto ela saía do quarto: "será que tem alguma lagartixa de verdade?" Olharam bem, não tinha. E a mãe com tanto medo... E ainda por cima inventadeira. As crianças foram rir dela e fazer uma grande gozação, mas  quando chegaram na sala  a mãe falou assim: "Que bom que vocês estavam em casa! Vocês são tão corajosos.. fico orgulhosa de meus filhos que não têm medo e tomam conta de mim."

E sentada no sofá, abraçou os três ao mesmo tempo, fechou os olhos e encostou a cabeça neles, feito menina pequena. E os filhos entenderam que todo mundo tem medo, cada um tem seu segredo, Quem parece sempre forte, no fundo é meio sem sorte: tem que aguentar bem sozinho, sem ajuda nem carinho.

E mãe é que nem a gente, se assusta, chora, ri, fala, inventa, conta grita e conchicha. E pode ter medo de lagartixa.


 "Com Licença, Seu Bicho-Papão"

Essa segunda história fala de uma turma de crianças (primos) que estavam na varanda, em uma casa no sitio, e depois que a conversa foi calando, o sono chegando só se ouviu a vozinha da Cristina: "Estou morrendo de medo!" . E então o Dudu, bancando o valente pergunta "Medo de quê, sua boba? Do Escuro?" E ela disse que não era bem do escuro, que era medo de monstro, assombração..

E então cada uma das crianças foi acrescentando um medo diferente: Velho-que-vem-com-um-saco, Bruxa, Dragão, Lobo-mau, Bicho-papão...

Ficaram todos assustados, com medo. Só um deles não tinha dito nada: o Tonho, filho do caseiro, logo ele que contava tanta história...

E no meio do medo geral, as crianças foram reparando que uma coisa esquisita estava acontecendo: na luz da fogueira, cheia de sombras, aqueles medos iam aparecendo.. era só olhar, estavam todos lá!
As crianças pensaram em gritar, sair correndo, mas só conseguiram ficar ali ouvindo o que eles diziam.

Os medos estavam ali preparando um banquete e no comando o Bicho-Papão. E no meio da conversa, ouviu-se uma voz diferente: "Com licença , Seu Bicho Papão..."
Era Tonho, e logo tomou uma bronca do do Bicho-papão, "Qual é menino? Que história é essa de atrapalhar nossa comilança? Por acaso eu sou SEU monstro?". "Não Senhor", respondeu educadamente o menino.

E os medos foram identificando os seus donos, e nenhum deles era do Tonho. "Qual é então? Qual é o segredo? De que é que você tem medo?" - "De fome", tremeu Tonho.
E assim que ele falou, a FOME se mostrou. Tão forte que ele quase desmaiou!

E Tonho perguntou: " Com licença seu Bicho-papão. Tem uma comidinha para mim aí nesse banquete? Feijão com arroz mesmo. Não faço questão de sorvete."

O Bicho ameaçou comer o menino. Mas o menino respondeu: "Só dá certo com quem tem medo, e eu só tenho medo de fome!"

Então os monstros chamaram o menino para comer com eles, comer todo tipo de criança medrosa. E mais uma vez Tonho falou: "Ah isso não! Se eu tivesse os poderes de vocês, comeria do bom e do melhor: feijão, arroz, mandioca, linguiça, carne de porco..."
O Lobo-Mau completou: "Carne de porco é ótimo, eu já comi!"
E continuou Tonho: peixe assado, carne assada, milho assado.."
"Galinha" ia continuar o Tonho, mas nem deixaram: o ladrão saiu com o saco em punho rumo ao galinheiro.

Começaram a pedir tudo à Bruxa, que fizesse logo aparecer um banquete de verdade, caprichado, capaz de ajudar o Tonho a matar a fome.
E assim foi feito, tinha de tudo... ou de quase tudo. No fim o Gigante notou:
"Cadê a sobremesa?"
"Só pedindo as crianças" - explicou o Bicho-papão morrendo de medo.
"De quê?" - perguntou o Gigante.

De Doçura... e a doçura apareceu. As crianças todas rindo, e a doçura foi tanta que os monstros se apravoraram e fugiram. E a garotada pode dormir sossegada.

"O Lobo Mau e o Valente Caçador"

Era uma vez um menininho que vivia numa cabana na floresta, seu pai era caçador.
E era uma vez, também, um lobinho que vivia numa caverna, nessa mesma floresta.

A noite o pai ou a mãe contava histórias para o menininho a beira da fogueira e essas histórias tinham sempre um lobo mau.
Às vezes, também, na caverna, o lobinho custava a dormir e ficava ouvindo historinhas que os lobos mais velhos contavam uns para os outros. E nessas histórias sempre tinham um caçador malvado.

Quando o menino cresceu um pouco, podia  sair sozinho e na hora que pedia a mãe sempre respondia: "Pode, mas tenha cuidado. Não vá longe. Pode ter um lobo por ai."
E quando o Lobinho cresceu um pouco, também pedia para sair sozinho e a mãe sempre respondia: "Pode, mas cuidado meu filho, pode ter um caçador por ai!"

Eles não iam muito longe, mas como moravam na mesma floresta e iam crescendo, os passos deles iam ficando maiores, levando cada um mais para perto do outro.

Um dia o menino estava distraido, longe de casa, pisou num galho seco que estalou, aí o lobinho que estava por ali meio longe de casa, ouviu o estalo. Se assustou e bufou. Então os dois se viraram e se olharam, de repente, frente a frente. Cada um fez uma cara de medo, de muito medo, de pavor mesmo e cada um saiu correndo para um lado.

Chegando em casa o menino contou que tinha encontrado um lobo, mas que o lobo ficou com tanto medo dele que saiu correndo. E o lobinho, também, quando chegou na caverna contou que encontrou um caçador na floresta, que saiu correndo.

Quem ouviu não acreditou muito, mas o que importa é que os dois acreditaram, e desde esse dia o menino quando precisa sair para andar no bosque ele põe a mão no bolso e sai assoviando cantarolando aquela canção "quem tem medo do lobo mau?" E o lobinho quando precisa ficar acordado de noite, estica bem alto o focinho para lua e uiva: "Summmmiuuu! Fuuugiuuu! Fui eeeeeu!"

Um livro com três contos divertidos, gostosos de ler e que ajudam as crianças a entender mais sobre os medos.
Encontrei (pesquisa internet) por R$ 32,00 no site da Livraria Travessa e Livraria Cultura.






Nenhum comentário:

Postar um comentário