terça-feira, 3 de dezembro de 2013

"QUEM PERDE GANHA"

Ana Maria Machado
Ilustrações Cris Eich
Ed Global
40 páginas

Sabe esses livros que encantam?
Esse livro da Ana Maria Machado é uma delicia! Um livro com três historinhas:
Fiapo de Trapo, A Menina que Vivia Perdendo e O Boto e a Estrela.

Todas as histórias  rimadas, gostosas de ler.
E um livro bem ilustrado, a minha Maria adorou, mas acho que esse tipo de livro é para crianças maiores, a partir de sete anos.

 FIAPO DE TRAPO

Essa história conta a história de um Espantalho , tão bonito, montado com roupas de boa qualidade: "roupa de se ir a igreja em  dia de procissão e reza". Com chapéu de veludo, gravata de seda e recheio de palha macia e cheirosa.

O Espantalho era elegante. Na sua camisa tinha bordado um coração. Ele não andava e nem falava, mas tinha o dom de sentir as coisas do seu jeito, para um boneco de palha, isso era um grande defeito! E sentia uma enorme solidão.. tinha vontade de chamar "Vem cá me ver Bem-te-vi!"
Mas ninguém chegava perto.

O Espantalho ficava no sol, na chuva, no mormaço e no vento.
Uma dia uma tempestade terrível começa a cair, com granizo, raio, vendaval, com aguaceiro e temporal.
Mas ai a chuva passou e um arco-iris no seu se formou.

Então Dito Ferreira, que trabalhava naquela fazenda reparou que o velho espantalho havia sumido.
Ele tinha se desmanchado, foi carregado e espalhado pelo vento e na terra se misturado. Virou pedaço para ninho, adubo para plantação, e em cada marca de amor, seu coração sobrevive, num fiapinho de cor.

A MENINA QUE VIVIA PERDENDO

Conta a história de uma menina que vivia perdendo as coisas, mas não perdia de não saber onde estava, que precisava procurar. E nem perdia como no jogos que brincava:
Era assim: a mãe resolvia vestir um vestido que Lena não punha a um tempão, e na hora de abotoar, a mãe dizia: "Não fecha mais. como essa menina perde roupa!"
Lena bem olhava o vestido e se perguntava como estava perdido se estava ali, mas depois desse dia, ai sim, desaparecia.

Um dia aconteceu com uma cadeirinha que ela tinha ganhado da avó - seu pai estava raspando para pintar de outra cor... ela nem quis ouvir o resto da história, foi para seu quarto chorar, mas lá também não achou sua cama! Seus pais explicaram que ela estava muito grande e que logo ia mesmo perder aquela caminha.. e Lena não aguentou perdeu tudo mesmo: o medo, a vergonha, a calma, a paciência e as estribeiras.. e quase perdeu a voz, mas não perdeu a chance de reclamar:
"Chega! Estou cheia desse negócio de toda hora um dizer que perdi coisas que ainda não perdi!"

Os pais entenderam então o que ela estava achando ruim, e explicaram.
Lena crescia e as coisas ficavam pequenas.
Mas ela ainda não estava gostando de perder a cama e a cadeirinha.

E mesmo quando seus pais contaram que ela ia ganhar um irmãozinho ela não quis se desfazer da cama e da cadeirinha, disse que dava para sua boneca... E quando o neném nasceu, não foi mais Lena que perdeu, foi a boneca. Lena feliz com o neném explicava bem moleca:
"A cama e a cadeira é tudo dele, mas não é dado, é emprestado".

Essa história ensina que a gente perde quando cresce, mas que também ganha. E é preciso perder para dar lugar para coisa nova entrar!

"O BOTO E A ESTRELA"

Esse conto fala sobre um boto, que um dia se apaixona por uma estrela cadente.
E ele a todo custo tentava trazer a estrela para perto dele, mas sem sucesso.

E um dia  vendo um anzol na água teve uma ideia: resolveu pescar a estrela. Então ele começa a  procurar por um fio: procura a barba do camarão, pediu fibras de algas dançarinas até que viu uma linha que achou perfeita: a linha do horizonte!

Nadava, nadava, e não chegava!
Mas pelo caminho foi vendo muita coisa bonita: conchas, lulas, medusas, camarões, algas, siris...
No meio da procura se distraiu, foi esquecendo da estrela cadente, com tanta beleza que viu... ou foi mudando, vendo em cada coisa um pouco da formosura que tinha visto naquela estrela. Além de bôtas lindas, no profundo azul do mar.

Encontrei o livro por R$ 27,00 nos sites das Livrarias Siciliano, Travessa e no site da Americanas. E por R$ 28,00 no site da Livraria Cultura. 



Nenhum comentário:

Postar um comentário