quinta-feira, 19 de dezembro de 2013

"O PINHEIRINHO DE NATAL"

Hans Christian Andersen
Recontado por Tatiana Belinky
Ilustrações Claudia Degliuomini
Ed Caramelo
32 páginas

Já está na hora de entrar no clima de natal?
Essa história foi publicada pela primeira vez em 1844.
E esse da dica é a história recontada pela querida Tatiana Belinky.
Um livro bem ilustrado, uma história longa onde o final NÃO é feliz.

O livro conta a história de um Pinheirinho que estava sempre insatisfeito com a sua  vida.
Quando era pequenino, só pensava em crescer e até se aborrecia quando crianças chegavam perto dele e diziam: "Não é mesmo um lindo pinheirinho?"

E ele ia ficando maior a cada ano. E ainda assim queria ser mais alta como os outros pinheiros.
Quando vinham os madereiros e derrubavam as árvores mais altas, o jovem pinheiro estremecia. E assim que aqueles pinheiros caídos iam sendo carregados para fora da floresta, o Pinheirinho queria saber para onde eles estavam sendo levados, o que seria deles? Quando as andorinhas e cegonhas apareciam o Pinheirinho perguntava se alguém sabia para onde aqueles pinheiros tinham sido levados.

O raio de sol e o vento por vezes tentaram fazer com que o Pinheirinho desse valor para sua juventude, sua vida, mas tudo em vão...

Porém um dia, pouco antes do natal, o Pinheirinho foi o primeiro a tombar.
E foi levado da floresta. Foi parar dentro de uma grande sala, foi todo enfeitado e participou do momento mais glorioso de sua vida -  sentia-se muito feliz!

E depois que a noite acabou o Pinheirinho mais uma vez ficou esperando o que vinha a seguir.
Achava que teria outra noite de glória... só que ao invés disso, foi jogado em um sótão onde ficou esquecido no escuro...

Lá naquele sótão ainda fez amizade com ratinhos que vinham ouvir suas histórias, mas depois de algum tempo, os ratinhos começaram a achar aquele Pinheirinho muito chato. 

Então em um manhã chegaram pessoas para limpar o sótão, e o Pinheirinho até pensou que a vida iria começar de novo, só ai que ele viu que seus galhos estavam amarelados e quebrados... a única coisa que ainda reluzia naquele pinheiro era uma estrela de papel dourado esquecida ali naquela inesquecível noite de natal.... mas até ela lhe foi arrancada por uma criança que brincava no pátio onde ele havia sido colocado.

E enfim um rapaz apareceu, partiu o Pinheirinho em pedaços até que só restou uma pilha no chão.
Os pedaços foram colocados no forno, e logo se incendiaram. E então tudo virou passado, até a história contada no livro virou passado!!

Mas antes do livro acabar, a autora ainda deixa uma mensagem ecológica: que precisamos pensar em nossos pinheiros aqui no Brasil que são derrubados para virar árvores, para fazer papel, enfim.. para nosso consumo.

Não é uma história feliz, mas por outro lado, ensina aos pequenos leitores que precisamos ficar mais felizes com o nosso presente, aproveitar o dia de hoje ao invés de sempre esperar para o dia de amanhã!

Encontrei o livro (pesquisa internet) por R$ 36,00 nos sites das Livrarias Saraiva e Cultura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário