sábado, 21 de dezembro de 2013

"POR UM MUNDO MAIS BACANA"

Texto e Ilustrações Lucia Reis
Ed FTD
32 páginas
Um livro bem ilustrado, com um colorido lindo.
Um texto gostoso e fácil de ler.
O livro conta a história de três amigos: a vaca Violeta, a girafa Marieta e o gato Corneta. Os três eram os melhores amigos, e passavam muito tempo conversando, passeando, brincando, lanchando, trocando ideias.
Um dia a vaca Violeta chegou contando uma história que tinham lhe contado: disseram para ela que o mundo ia acabar, que não demorava muito, e tudo ia para o brejo.. para o espaço... para a cucuia. Já era! E que do jeito que estava o mundo não podia continuar.
Então os três resolveram pensar em alguma coisa para ajudar.
Então chegou a hora de colocar a mão na massa.
A vaca Violeta saiu plantando muitas árvores para refrescar, para dar sombra para limpar o ar e árvores de frutas para quem quisesse colher e comer. Porque de barriga cheia é mais fácil ser feliz.
O gato Corneta achou que toda casa deveria ter um jardim, porque assim o mundo ficaria mais bonito. O gato plantou e regou, e viu que seu trabalho tinha dado resultado. E quando tudo é mais bonito, é mais fácil ser feliz.
A girafa Marieta achou que o que não podia mais acontecer era aquela história de todo mundo brigar com todo mundo. Reuniu toda bicharada e pôs todo mundo para fazer as pazes, foi uma boa solução, pois quando todo mundo é amigo é mais fácil ser feliz.
O gato Corneta também decidiu que precisava começar a ler. Era uma coisa muito simples de fazer, começou lendo devagarzinho e quando viu, estava lendo rapidinho.
Leu de tudo: romance, jornal, conto de fadas, revistas, apostila, panfletos. Aprendeu muito, ficou bem informado. Porque quando se sabe mais das coisas é mais fácil ser feliz.
E os três amigos tiraram um dia para fazer uma faxina: varreram, limparam e arrumaram, separaram, organizaram. Porque com tudo limpo e arrumado é mais fácil ser feliz!
E então a Vaca Violeta, o Gato Cometa e a Girafa Marieta resolveram colocar  a boca no trombone e contar para todo mundo o que estava acontecendo, e quem quisesse ajudar, tudo bem! Porque quando se pode escolher, é mais fácil ser feliz.
E os três amigos chegaram a conclusão que para salvar o mundo, as crianças são a solução - criança aprende rápido e tem muita disposição. E então os três decretaram que toda criança precisa ser amada, vestida, calçada, alimentada, agasalhada, ensinada, ninada, acolhida, paparicada, abençoada, ouvida, acompanhada, acalentada e incentivada... e toda gente grande deve ser também!
Encontrei o livro (pesquisa internet) por R$ 36,60 nos sites da Livraria Saraiva e Siciliano.

4 comentários: