sábado, 15 de dezembro de 2012

"JOÃO E MARIA"

Recontado por Flávio de Souza
Ilustrações de Gilles Eduar
Ed FTD

Então, que tal um clássico (recontado!) hoje?

Essa versão do Flávio de Souza, consegue ser mais cruel do que a maioria das histórias de João e Maria: aqui ao invés de ser a madrasta quem manda o pai abandonar os meninos na floresta é a mãe! Que segundo descreve o Flávio, ela "não era superboazinha, nem supermá. Mas era bem prática."

Eu, sinceramente (e na minha doce posição de mãe) não gosto dessa versão! E quando comprei não sabia que a mãe seria assim tão cruel... e devo confessar que quando conto essa história para a Maria, SEMPRE substituo a mãe do Flavio pela madrasta de todas as outras histórias!

E o momento da fuga dos dois irmãos das mãos da malvada bruxa Funestra, nessa versão é mais tumultuada - antes de ir parar de cabeça no forno, a bruxa toma muitas "tortadas de chantili" na cara... e a casa da bruxa ainda vai pelos ares!!!

E no retorno para casa, João e Maria perdoaram os pais que choraram arrependidos. E ainda surge nas últimas linhas da narrativa um detalhe: João e Maria encontraram na casa da  bruxa moedas de ouro, que tinham sido dos avós deles e a bruxa tinha roubado (...)!
E por fim, toda a familia vai viver feliz para sempre, menos pobres e mais sabidos.
Um livro com uma história bem diferente da história origina l de João e Maria.

O livro tem 29 páginas com ilustrações bem coloridas.
Encontrei o livro (pesquisa da internet) por R$ 29,90 mas é possível encontrar muitas versões da historinha de João e Maria por varios preços!

Nenhum comentário:

Postar um comentário