quarta-feira, 23 de outubro de 2013

"O SOFÁ QUE ENGOLIU AS CRIANÇAS"

Mariza Tavares
Ilustrações Nina Millen 
Ed Globinho
30 páginas.

Esse livro conta a história de Teco, Juju e Zé os netos da Vó Iza.
E como casa de avó combina com brincadeiras, quando os três chegavam lá, o melhor lugar para brincar era no velho sofá.

O único que achava ruim era Bóris, o gato, que perdia sua almofada e não podia mais ficar na preguiça.

Ali eles pulavam, comiam pipoca, tomavam sorvete e a avó não reclamava. Quando os três eram piratas, o sofá era o navio e Bóris o capitão. Quando faziam safári, o sofá era o jipe e Bóris o chefe da expedição.

Mas um domingo foi diferente de todos: Teco, Juju e Zé chegaram a casa da Vó Iza, mas o sofá não estava mais lá! A mãe de Teco tinha dado um sofá novinho para a vovó.

Zé quis saber se eles poderiam brincar nele, a avó respondeu "Claro que sim!" E  saiu para buscar leite com biscoitos.

De repente as crianças escutaram "Olá crianças, viram como eu sou bonito? Por que vocês não vêm experimentar como sou macio?" no começo eles se assustaram, mas logo se animaram e quando pularam em cima do sofá ele reclamou: "Ai assim vocês me amassam, me sujam, me rasgam!" e ofereceu doce para as crianças, se elas prometessem que ficariam quietinhas.

Teco comeu muitos brigadeiros, Juju encheu a boca de balas e Zé ficou com soluço depois de tomar muitos refrigerantes... depois de tanta comilança as crianças não tinham forças para nada, ficaram ali, paradões, em frente a TV enquanto Bóris fazia gracinhas para chamar atenção.

Quando a avó chegou com o leite e biscoitos estranhou: os netos recusaram o lanche e não queriam brincar. Molengas como estavam ficaram deitados no sofá... que foi engolindo os três, bem devagarinho!

E no mundo lá "do outro lado do sofá" os três se viram cercados por doces de todas as formas e tamanho: era o país do Açúcar.
Mesmo enjoados, as crianças continuaram comendo.. até ficaram estufados... e juntos reclamaram de dor de barriga!

Juju não queria ficar no País do Açúcar: ela gostava de carne assada, arroz, feijão, brócolis e cenoura! e pediu socorro!

O berro da Juju acordou Bóris que tirava uma soneca. E ao ver que as crianças tinham sumido, e que a voz da Juju vinha de dentro do sofá ele começou a usar suas garras para abrir a costura do sofá!

O sofá então reclamou com Bóris: ele queria ficar para sempre novinho e lindo. E por ele as crianças ficariam para sempre no País do Açúcar, pois só assim eles não pulariam em cima dele, e ainda queria que Bóris concordasse em deixar os bagunceiros engordando no País do Açúcar.

Bóris não gostou nadinha do que ouviu. 
"Que sofá maluco, você veio com defeito de fábrica! Não entendeu nada! Sofá bom é aquele cheio de gente, onde as crianças brincam e se divertem! Este é o mais divertido da casa e é também onde a Vó Iza conta histórias, e você (sofá) devia saber que só mesmo uma boa história é capaz de deixar as crianças quietinhas!"
O sofá insistia e ainda mandou que Bóris lesse sua etiqueta: "Cuidado para não rasgar e sujar"

Bóris aranhou daqui e dali e abriu passagem para as crianças voltarem... bem meladas e descabeladas. E Juju, que estava muito brava, ameaçou: "Se quiser me engolir de novo, vamos colocar massinha em você! Vamos jogar tinta e suco em você! você vai ficar tão feio e velho que nossa avó vai jogar você fora!"
O sofá ficou branco de medo! O sofá vaidoso não queria perder o lugar de destaque na casa. 

Então Bóris arrancou e jogou fora aquela etiqueta que dizia para ter cuidado com o sofá, e o mesmo se acalmou. Sem etiqueta o sofá perdeu seus poderes, não sabia engolir mais ninguém... e ficou mansinho como o antigo.

Teco, Juju e Zé não sentem a menor saudade do País do Açúcar> doce é bom, mas enjoa se você exagerar. Bom mesmo é brincar, e muito melhor quando é na casa da vovó!

Um livro bem ilustrado, com uma aventura divertida.
Mas aconselho para maiores de cinco ou seis.

Encontrei o livro (pesquisa internet) por R$ 28,44 em promoção no site da Livraria Travessa. E por R$ 36,00 nos sites da Americanas, Submarino, Livraria da Folha, na Cultura, na Siciliano e na Saraiva. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário