quinta-feira, 26 de setembro de 2013

"O GATO DOS SONHOS"

Ragnhild Scamell
Ilustrações Gaby Hansen
Tradução Fábio Teixeira
Ed Ciranda Cultural...

Sou suspeita... gosto muito dos livros da Ciranda Cultural.
São sempre bem ilustrados, fáceis de ler e escritos todos em caixa alta. Uma história de amizade e amor, gostosa de ler.

O livro conta a história de Julia, uma menininha que tinha em sua casa uma "passagem para gatos", mas não tinha nenhum gato.

Um dia, algo mágico aconteceu: Julia viu uma estrela cadente, e fez um pedido - queria um gatinho.. um gatinho pequeno, fofinho, que pudesse passar para dentro e para fora de casa, pela portinha de gatos.

Então, alguma coisa grande, suja e disforme apareceu do outro lado da janela - era o Tom, um gato. E ele ficou sentado ali, sob o luar, dando um risinho torto.
Parecia que estava dizendo: "Eu sou Tom, o gato que você pediu!"

Julia exclamou "Está errado!" - afinal, ela queria um filhote. Mas Tom não achava que o pedido estava errado: ele esfregava a orelha na janela, uivava tão alto que até tossia, se engasgava.
Julia se escondeu embaixo da coberta e achou que assim ele ia embora...

Mas no dia seguinte Tom ainda estava lá, esperando por ela perto da portinha para gatos. E ele levou para ela um presente: uma espinha de peixe malcheiroso... ela jogou aquele resto de peixe e jogou no latão de lixo, depois tentou mandar Tom embora.

Assim que Julia chegou no balanço, lá estava Tom, chegou antes dela! Ele afiou as garras no balanço, se lambeu fazendo barulhos, e cuspindo tufos de pelos para todos os lados.

Enquanto Julia almoçava, Tom a olhava lá pelo lado de fora.. sentado na janela da cozinha. Então Julia deu um pedaço de sanduiche e deu para Tom, pela portinha para gatos.

A tarde começou a esfriar, Julia vestiu uma jaqueta e um cachecol, mas Julia achou que ele não estava sentindo frio, pois estava pelo quintal brincando com as folhas, andando pela cerca e fazendo graça.

Na hora de entrar em casa, Julia se despediu de Tom acariciando ele na cabeça. Tom sentou pertinho da portinha para gatos.

Nevou muito naquela noite, e Tom se encolhia na portinha para gatos. Julia ouviu Tom miando tristemente, e correu para a portinha para gatos, e segurou a porta aberta para Tom entrar.

Ele comeu um grande prato de comida, bebeu uma tigela de leite morno.. e quando Julia o secou com uma toalha, Tom ronronou como nunca tinha feito na vida.

E logo Tom estava acomodado e aquecido na cama de Julia.
Ela acariciou o pelo dele, e juntos olhavam as estrelas brilhando no céu. E quando esses viram outra estrela cadente, Julia não conseguia pensar em nada que quisesse pedir... ela já tinha tudo o que queria. E o Tom também.

Uma linda historinha de amor entre uma menina e um gatinho.
Com 32 páginas, encontrei o livro (pesquisa internet) por R$ 13,40 no site da Livraria Saraiva e por R$ 14,90 nos sites das Livrarias Siciliano, Cultura e Travessa.

*vale conferir se o site da Livraria Cultura ontem começou uma promoção nos livros infanto-juvenis!

Nenhum comentário:

Postar um comentário