segunda-feira, 30 de setembro de 2013

"COMO SE FOSSE DINHEIRO"

Ruth Rocha
Coleção A Turma da Nossa Rua
Ilustrações Mariana Massarani
Ed Salamandra...
32 páginas.

Mais um delicioso livro da Ruth Rocha com a turma da nossa rua, e o Catapimba. uma história divertida e um livro muito bem ilustrado.

Catapimba levava dinheiro para a escola para comprar lanche, e odos os dias Seu Lucas dava bala ou chicletes de troco para ele, dizendo não ter troco.

O menino reclamava com o Seu Lucas, mas ele dizia que não tinha dinheiro, e ainda completava que bala é como se fosse dinheiro.

Então Catapimba, no dia seguinte, apareceu com um embrulhão debaixo do braço. E apesar da curiosidade dos colegas, ele dizia que na hora do recreio os amigos iam saber o que era aquilo.

E no recreio, todo mundo viu: Catapimba comprou seu lanche e na hora de pagar, abriu o embrulho e tirou lá de dentro uma galinha!
Catapimba colocou a galinha em cima do balcão e disse:
"É para pagar o sanduiche, galinha é como se fosse dinheiro!"
E ainda pediu o troco!

Seu Lucas ficou parado ali um tempão, e depois colocou algumas moedas em cima do balcão. E pegou a galinha para acabar com a confusão.

No dia seguinte, todas as crianças apareceram com embrulhos e no recreio queriam comprar seus lanches com raquete de pingue-pongue, papagaio de papel, vidro de cola, geleia de jabuticaba...
Teve gente que levou galinha, pato, peru...
E quando Seu Lucas reclamava a resposta era sempre a mesma:
"Ué seu Lucas, é como se fosse dinheiro..."

Mas Seu Lucas ficou muito chateado mesmo quando Caloca apareceu puxando um bode... Ai Seu Lucas correu e chamou a diretora.

Dona Júlia veio e contaram tudo o que estava acontecendo.
E então ela achou que as crianças tinham razão: nem bala, nem chiclete, nem bode é como dinheiro!
E a solução para quando Seu Lucas não tivesse dinheiro para dar de troco, era anotar o valor e no outro dia pagar com dinheiro!

A confusão foi tanta, que naquele dia nem houve mais aula.
E o melhor é que todos no bairro ficaram sabendo da confusão na cantina, e o Pedro da farmácia, o Angelo do mercado, e nem outros comerciantes iam dar mercadorias como se fossem dinheiro... afinal, ninguém quer receber um bode de pagamento, como se fosse dinheiro, né?

Encontrei o livro (pesquisa internet) por R$ 34,50 nos sites da Livraria da Folha, Livraria Cultura, Americanas e Submarino.
*E-book na Cultura por R$ 22,50
Ver mais

Nenhum comentário:

Postar um comentário