quarta-feira, 18 de setembro de 2013

"NINA E O GATO"


Fatima Sharafeddine
Ilustações Vincent Hardy
Tradução Eliana Bighetti Pinheiro 
Ed. Ftd

Um livro bem ilustrado, gostoso de ler e que mostra tanto a importância de se escolher uma babá, com as vantagens e desvantagens e como também da necessidade de superarmos certos preconceitos com aqueles que se comportam de maneira diferente.

O livro conta a história de Nina, uma elefantinha ainda bebê.
Seus pais precisam voltar ao trabalho na floresta, e precisam que alguém tome conta da Nina durante o dia, pois ela ainda era novinha para acompanhar os pais no trabalho.

Então Lino, um gato, se oferece para cuidar da Nina em troca de um pouco de leite todos os dias. A mãe achou que era uma solução excelente e o pai que era uma ideia brilhante. E despreocupados os dois saem para trabalhar.

Nina e Lino ficaram sozinhos... o que eles iam fazer para o tempo passar? Lino resolveu ensinar a Nina tudo o que sabia.. então todos os dias Nina aprendia com Lino novos truques: subir em árvores, espantar passarinhos,pular sobre animaizinhos... Nina se divertia muito com tudo isso e todas as noites o pai da Nina a encontravam muito feliz.

Até que um dia Nina e a mamãe foram convidadas para o aniversário de um amiguinho. Na festa, todos ficaram chocados com os modos da Nina - ela não parecia com os outros elefantes.
"- Olhem como ela está se lambendo, parece um gato" comentou um dos convidados.

Nina ainda subiu em uma árvore, então convidados disseram que a pequena elefantinha era uma vergonha para aquela comunidade.
A mãe de Nina ficou muito envergonhada com o comportamento da filha.

Os pais de Nina conversaram, chegaram a conclusão que ela havia passado tempo demais com o gato, e que se continuasse assim, ela ia acabar esquecendo que era um elefante. Então Lino foi convidado a partir e a mãe de Nina ficou cuidando dela.

Nina ficou muito triste sem Lino, sua mãe tentou ensiná-la a se comportar como um elefante "Elefante não corre, não pula.. nós caminhamos devagarzinho, precisamos sempre nos manter em fila" - Nina não se interessava em nada, continuava muito triste.

E em uma noite, enquanto a família dormia tranquilamente, eles ouviram um barulhinho... era um rato!! Os pais de Nina ficaram aterrorizados, enquanto Nina ria de seus pais.
"Não estamos com medo, estamos apenas preocupados com o pobre rato, que pode ser sugado pela nossa tromba, enquanto respiramos".

E com um salto rápido, Nina pegou o rato com sua tromba e calmamente colocou o animalzinho para fora. Os pais de Nina ficaram muito felizes com a coragem e rapidez da filha... afinal, era bom ter por perto alguém que sabia lidar com ratos.
E então eles mudaram de ideia com relação a Lino.

Uma história divertida, um livro bem ilustrado.
Com 29 páginas, encontrei o livro (pesquisa internet) por R$31,40 nos sites das Livrarias Cultura, Siciliano e Livraria da Folha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário