terça-feira, 5 de fevereiro de 2013

"O QUE ME FAZ FICAR TRISTE?"

Texto Heidi Howarth
Ilustrações Daniel Howarth
Ed Ciranda Cultural
 
Da mesma coleção do "O Que Me Faz Ser Valente?" (que conta o ciclo de vida de uma tartaruga), esse livro fala sobre um pequeno urso-polar, que nunca tinha visto a neve e nem saído de dentro da sua toca.
 
Ele nunca tinha visto a neve, nunca a havia sentido debaixo das patas, nem derretendo na ponta de seu focinho... Ele nasceu cercado por neve, em uma confortável toca escura e agora era hora de partir para procurar comida.
 
A mamãe ursa escavou a neve, e a luz invadiu a toca. O pequeno urso teve dificuldade de abrir os olhos, aquela luz era muito forte! Tudo em volta era muito branco. E ele teve uma sensação estranha, um frio na barriga, e suas patas ficaram tremulas.. a neve era escorregadia.
 
Ele adorava a toca escura e quentinha e ficou muito triste ao ter de deixá-la.
 
A mamãe ursa então explicou que eles não tinham mais comida na toca, e por isso era preciso sair para buscar por comida. Eles tinham um caminho longo para percorrer.
 
E naquela noite o pequeno ursinho estranhou muito ter que dormir no pelo macio e quentinho de sua mãe, ele sentia saudades da caverna, do calor e da segurança. E ele adormeceu olhando para a lua lá no céu.
 
A caminhada não chega a um final. A mamãe ursa explica que já houve um tempo em que era mais fácil achar comida, que o gelo era mais espesso e forte. Que o mundo estava mudando e que eles precisavam fazer o possível para sobreviver. Mas a mãe, olhando o pequeno disse que eles ainda tinham um futuro.
 
E o livro acaba com um delicioso abraço entre mãe e filho.
 
Com 36 páginas, o livro é bem ilustrado, com textos curtos e todo escrito em caixa alta.
Com um pouco de consciência ecologica, carinhos e descobertas o livro é muito gostoso de se ler.
 
Encontrei (pesquisa na internet) por R$ 14,90 nas Livrarias Siciliano e Saraiva.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário