sábado, 19 de janeiro de 2013

"O PEQUENO POLEGAR"


 Adaptação Eunice Braido
Ilustrações Alberto Llinares Martin e Jordi Mello Llinares
Coleção Hora de Ler
FTD

 A dica de hoje é um clássico, uma das historinhas mais conhecidas, e que podemos encontrar em várias versões.
O livro que tenho é uma adaptação da Eunice Braido, publicado pela FTD.

Conta a história de uma familia de lenhadores, o casal tinha sente filhos, todos meninos e o mais novo era bem pequenino: quando nasceu era do tamanho de um polegar.

A familia era muito pobre e estavam passando fome, então os pais resolveram abandonar os meninos na floresta. Polegar sabia da ideia dos pais e juntou muitas pedrinhas brancas e foi marcando o caminho. E mesmo depois que os pais os abandonaram, os sete meninos conseguiram voltar para casa.

Os pais ficaram contentes ao verem os filhos, pois tinham conseguido algum dinheiro com um amigo que tinha pagado uma velha divida... mas logo a familia voltou a passar fome, e os pais resolveram novamente abandonar os meninos na floresta, desta vez Polegar só conseguiu pegar uma folha de papel e foi com pedacinhos de papel marcando o caminho... mas o vento espalhou os pedacinhos e os meninos ficaram perdidos.

O Pequeno Polegar subiu na árvore e achou uma luz que vinha de uma casa, e os meninos correram para lá. A mulher que atendeu a porta disse que ali morava um Gigante que gostava de devorar crianças, mas o medo de ficar na floresta era maior, e os meninos se esconderam debaixo da cama do Gigante. Quando o Gigante chegou, logo descobriu as crianças.

E, depois de muita confusão e com muita ajuda da mulher da casa, as crianças conseguiram sobreviver ao Gigante e encontraram o caminho de volta para casa. Voltaram com muitos tesouros que pegaram do Gigante e o Pequeno Polegar ainda conseguiu tirar do Gigante a Bota de Sete-Léguas do Gigante.

Uma historinha simples, gostosa de ler. Os textos são em caixa alta. O livro é bem ilustrado e tem 16 páginas.

Encontrei o livro (pesquisa na internet) por R$ 9,00 na Saraiva e na Siciliano.
Eu comprei o livro na loja da FTD, em Bento Ferreira, a loja é ótima mas não funciona aos sábados

Nenhum comentário:

Postar um comentário