sábado, 19 de janeiro de 2013

"ÉRICA E OS IMPRESSIONISTAS"

 Escrito e Ilustrado por James Mayhew
Tradução de Renata Siqueira Tufano
Ed Moderna

Já publiquei aqui um livro dessa mesma coleção "Érica e os Girassóis".

 Nessa aventura, Érica vai ao museu de arte com a avó no dia do aniversário dela.
Chegando ao museu Érica resolve procurar por algumas flores para dar de presente para sua avó.

E então achou lindas flores no quadro "O Almoço" de Claude Monet. Entrou no quadro, e acabou conhecendo lá Jean, filho de Monet. Além de colher lindas flores com ele, ela também foi ao atelier do próprio Monet e brincou com as peletas e tintas.

Depois que saiu do quadro de Monet, resolveu procurar água para colocar nas flores que já estavam murchando, então encontrou o quadro de Renoir: "Menina com Regador", colocaram as flores no regador e as duas foram brincar e correr pelo jardim, então a mãe da menina deu um grito assustador, e antes mesmo que pudesse tomar uma bronca da mãe da menina, Érica saiu correndo do quadro.

Enquanto respirava em outra sala do museu, Érica viu um quadro onde achou que um menino se parecia muito com o seu amigo Jean. Entrou então no quadro "Campo de Papoulas" e era mesmo o Jean! Então depois que colheu algumas flores para avó, foi fazer um piquenique com Jean e sua mãe. Mas nesse momento foi atacada por abelhas, e saiu correndo do quadro... Érica continuou correndo pelo corredor do museu até encontrar uma janela, por onde jogou as flores.

Em outro quadro de Renoir - A Primeira Noite - Érica viu uma moça segurando um pequeno buquê. E pulou para dentro do quadro: tentou trocar o buquê da moça por sua fita de cetim. Mas a moça pediu silêncio, pois o espetáculo de balé ia começar. Então um funcionário do teatro sai atrás de Érica que corre por todo o teatro, e passando por pesadas cortinas, foi parar no palco!

Érica então começa a dançar e a orquestra a acompanha. A platéia adorou, nunca tinham visto ninguém dançar de um jeito tão estranho. Então aplaudiram muito e jogaram muitas flores no palco.

Érica então recolheu as flores, e o diretor do teatro veio falar com ela, impressionado com tanto talento.. mas ela disse que só queria flores para o aniversário da avó.

Érica andou pelos camarins mas não conseguia sair da pintura, já estava ficando com medo de ficar presa na pintura quando encontrou outra moldura, e rapidamente retornou ao museu: ela havia mudado de quadro - saiu da pintura "As Dançarinas Azuis" de Edgar Degas.

Então Érica avistou a vovó e correu em sua direção. Entregou as lindas flores, que sua avó questionou de onde haviam vindo, Érica só deu uma risadinha... e depois ainda descobriu um pincel em seu bolso! Correu então para a primeira pintura "O Almoço" e deixou o pincel delicadamente sobre a pintura.

Um livro cheio de aventura, com lindas ilustrações e um divertido passeio por pinturas ilusionistas.
Maria ainda não entendeu bem o que são os ilusionistas, mas adorava cada vez que a Érica entrava e saída de uma pintura... e claro, gostou muito da parte das bailarinas!

Com 16 páginas, encontrei (pesquisa na internet) por R$ 34,90 na Submarino e Americanas e por R$ 38,50 na Livraria Travessa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário