segunda-feira, 13 de janeiro de 2014

"OLHOS DE VIOLINO"

Márcia Cristina Silva
Ilustrações Mateus Rios
Ed FTD
37 páginas

Um livro bem ilustrado, gostoso de ler com uma história que ensina sobre família e laços de amor.

O livro conta a história de Lino, um passarinho que por acidente caí do ninho e vai parar na cama de um casal de tatus: Dona Malu e o Tatu Raul. Como o casal não tinha filhos, resolveram adotar o pequeno passarinho. Então Lino aprendeu a andar como um Tatu, comer como tatu e viver como um tatu - bicho criado, fica igual ao bicho pai, e mesmo olhando para o Lino todos esqueciam que ele tinha nascido pássaro.

Só que Lino tinha muitos problemas na escola, em seu boletim sempre vinha carimbado "dificuldade de atenção".  É que bem no meio do quadro negro, Lino não via nem números ou palavras, via um lindo céu azul. E ele passava muito tempo pensando em como deve ser o mundo lá fora?
O passarinho via o que os outros não viam.

Um dia a professora veio com uma novidade: queria levar os alunos em uma excursão para conhecer o "outro lado" do túnel dos tatus. A professora queria mostrar para seus alunos que existia sol e chuva de verdade, além de muitas outras coisas sem precisar apertar botões, como era na terra dos tatus, lá embaixo da terra.

Lino achava que não podia perder essa oportunidade, mas seus pais não gostaram nada dessa ideia.
E como tudo que é proibido desperta mais curiosidade, Lino não conseguia pensar em outra coisa e combinou de fazer o passeio escondido no bolso de um amigo.

Depois que atravessaram o túnel, a primeira coisa que Lino viu foi o céu. Não podia acreditar que tinha todo aquele azul para voar. Ele andava em um mundo que todos olhavam para baixo e tinha até medo de bater as asas e se perder no meio daquele céu sem inicio e sem fim.

Os alunos conheceram a praia, o mar, o centro da cidade, a praça e um teatro.
A professora resolveu então mostrar aos alunos o que era uma orquestra.. aquela musica tocou dentro do peito de Lino. Lino sentia uma tristeza diferente, ele não queria voltar para casa, mas ao lembrar dos seus pais ele se sentia um traidor.

Mas a música tocava muito forte dentro dele e ele saiu voando... voou por cima da plateia, voou de um lado para o outro. E não voltou para o ônibus. Teve vontade de ficar ali naquele lugar para sempre, mas começou a ouvir outra musica dentro do seu coração - a musica da tranquilidade quando estava com seus pais e amigos. O passarinho percebeu que o amor é uma orquestra sem maestro. E então entendeu que agora que sabia como ir e voltar ele poderia ir passear sempre que quisesse, com suas próprias asas.

Um livro com uma história muito sensível que mostra a importância dos laços familiares.
Encontrei o livro por R$ 35,00 no site da Livraria Cultura e por R$ 36,80 no site das livrarias Saraiva e Curitiba.






2 comentários: