sexta-feira, 24 de julho de 2015

"O PASSARINHO ENGAIOLADO"

Rubens Alves
Ilustrações Marília Cotomacci
Ed. Papirus

Um livro bem ilustrado, muito colorido e com texto fácil de ler.
Conta a história de um passarinho que vivia engaiolado, tinha uma vida tranquila e segura.

O autor então brinca com conceitos de liberdade e com as "gaiolas" que os homens constroem para segurança, numa vida chata.. monótona. Dentro da gaiola do passarinho também era  assim - os sonhos de aventuras selvagens desaparecem nas grades, arames de ferro.

O passarinho ainda engaiolado ainda lembrava do dia em que foi enganado pelo alçapão - bastou uma bicada no alpiste apetitoso para que a porta se fechasse para sempre! A mãe passarinha, ao ver seu filho engaiolado,  provavelmente achou que suas orações tinham sido atendidas - seu filhote estaria seguro ali, para sempre, sem precisar ter medo de ser comido por um gato, para sempre terá comida... e se ficasse deprimido, era só cantar!

As palavras da mãe passarinha não convenceram o filhote.
No seu pequeno espaço ele olhava os outros passarinhos e queria ser como eles: livre... ah se aquela maldita porta se abrisse...

Para sua surpresa, um dia seu dono esqueceu a porta da gaiola aberta!
Ele agora estava livre e voou para o galho mais próximo. Olhou para baixo... sentiu até tontura: já havia se acostumado com o chão da gaiola. Teve medo de cair.

Viu uma árvore mais distante, teve vontade de ir até lá, mas não sabia se suas asas aguentariam. Era melhor não abusar. Tentou comer um inseto, mas não conseguiu... o inseto foi mais rápido e mais esperto!

Uma outra passarinha o convidou para ir até uma pimenteira, no vizinho... mas era preciso tomar cuidado com o gato.. congelado pelo medo, o passarinho preferiu dizer que não gostava de pimentas.

Quando foi chegando a noite, o passarinho não sabia onde iria dormir, sentiu saudades do "amigo prego", lá na parede da cozinha, onde ficava sua gaiola.

Ficou com medo dos gatos, dos meninos e seus estilingues.
Não imaginara que a liberdade fosse  tão complicada e teve saudade da sua gaiola.
Voltou.
Felizmente a porta ainda estava aberta, entrou, pulou no poleiro e adormeceu agradecido.

O dono do passarinho, ao ver a porta da gaiola aberta pensou que aquele passarinho era o bicho mais bobo do mundo, ou era cego... afinal passarinho não fica em gaiola, passarinho gosta mesmo é de voar.
"Só podem gozar a liberdade aqueles que tem coragem"

Um livro com uma mensagem muito legal sobre responsabilidade e medo para os pequenos e para os nem tão pequenos.

Encontrei o livro (pesquisa internet) por R$ 19,30 no site da Livraria da Folha, e por R$ 27,50 nos sites das Livrarias Cultura, Saraiva e Travessa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário