quarta-feira, 30 de julho de 2014

"UMA AMIGA DIFERENTE"

Márcia Honora
Ilustrações Index Art & Studio
Coleção Ciranda das Diferenças
Ed Ciranda Cultural
30 páginas

O livro conta a história de Juca, um filhote de Zangão que mudou de escola,
pois seus pais mudaram de colmeia.
Juca até estava com medo do novo, mas sua vontade de fazer amigos e sua curiosidade eram
maiores.

No primeiro dia de aula Juca conheceu novos amigos e professores.
Mas Daniela chamou muito sua atenção: ela era uma abelha muito simpática, mas com
alguma coisa diferente: ela tinha três listras amarelas, um par de pernas tortinhas, antenas mais curtas,
e a língua mais mole que as outras abelhas.

Juca mesmo achando que ela era diferente, ficou amigo dela desde o primeiro dia.
Daniela precisava de ajuda para fazer algumas coisas, e ele sempre esteva disposto a ajudá-la.

Sua mãe lhe explicou que Daniela tinha uma "síndrome", ou seja, tem algumas características
que lhe tornavam diferentes das outras abelhas, mas que deve ser tratada com muito carinho.

Juca e Daniela estudaram juntos por muito tempo.
E mesmo depois que Juca tornou-se adulto, ainda lembrava de seu tempo de estudante,
e sentia saudades de Daniela.
Um dia Juca recebe um convite para reencontrar todos seus amigos da época de escola.
Juca ficou muito animado, pois encontraria amigos que não via há muitos anos, especialmente a
Daniela.

No dia do encontro  Juca e Daniela se recordaram do tempo em que estavam na escola.

Um livro gostoso de ler, todo escrito em caixa alta e bem ilustrado.
Encontrei o livro (pesquisa internet) para comprar por R$ 12,90 nos sites da Livraria Siciliano, Livraria da Folha e na Saraiva.



sábado, 26 de julho de 2014

"BUÁ... BUÁ... O QUE SERÁ?"

Mary França
Ilustrações Eliardo França
Coleção Os Pingos
Ed Ática
12 páginas

Então vamos começar o fim de semana com mais um livro gostoso da Mary França.
Outro da Coleção dos Pingos.
Bem ilustrado e colorido, fácil de ler.

Uma lagarta chorava.
Então Pingo-de-Flor acho que ela estava com fome, e lhe deu um pé de alface.
A lagarta comeu, comeu, comeu... mas logo depois voltou a chorar.

Pingo-de-Lua achou que a lagarta estava com sono.
Trouxe para ela uma almofada.
A lagarta dormiu, dormiu, dormiu... mas depois voltou a chorar.

Pingo-de-Ouro achou que a lagarta estava chateada e  a levou para passear.
A lagarta riu, riu, riu... mas depois voltou a chorar.

Pingo-de-Fogo achou que a lagarta queria carinho.
Deu nela uma beijoca. Mas logo ela voltou a chorar.
Pingo-de-Sol,  muito zangado, achou que a lagarta queria umas palmadas (!!!)
Mas Pingo-do-Mar logo disse que a lagarta só queria o Papai e a Mamãe.
Que chegam e a fazem parar de chorar.

Encontrei o livro (pesquisa internet) por R$ 13,90 nos sites das livrarias Saraiva, Cultura, Livraria da Folha, Curitiba e Siciliano.

sexta-feira, 25 de julho de 2014

"O ANIVERSÁRIO"

Mary França
Ilustrações Eliardo França
Coleção Os Pingos
Ed Ática
12 páginas

Já publiquei aqui outro livro dessa coleção "Os Pingos" - "Atichim!" e alguns outros escritos pela Mary França. Aqui em casa os Pingos nascidos de uma gota de tinta são carinhosamente
tratados como "ratinhos coloridos" pela Maria e  fazem muito sucesso.
São livros coloridos, divertidos. Com textos curtos e fáceis de ler.

A história começa com o Pingo-de-Mar perguntando se os outros ratinhos sabem
quem é o aniversariante do dia. E então ele dá a dica que quem é a aniversariante nasceu
em um dia de chuva e já tinha 3 anos.
Então outro ratinho, o Pingo-de-Sol se lembrou: era a árvore!

Então os Pingos para comemorar chamaram as joaninhas, o tico-tico e as abelhas para ajudar.
Limparam as folhas e os galhos, colocaram enfeites.
E as abelhas trouxeram favos de mel para o lanche.

Pingo-do-Mar,  então resolve começar a homenagem.
E Pingo-do-Céu com seu violão chega cantando uma canção que fez do fundo do coração.
E todos os amigos se põem a cantar até a lua chegar.

Pingo-de-fogo diz que se a árvore pudesse, ela iria sorrir.
E não é que no dia seguinte a árvore sorriu bem do jeito dela - amanheceu toda florida.

Uma história gostosa de ler.
Encontrei o livro (pesquisa internet) por R$ 12,50 no site da Livraria da Folha, por R$ 13,90 nos site da Livrarias Curitiba e Saraiva e por R$ 14,50 no site da Livraria Cultura.


quinta-feira, 24 de julho de 2014

"O CORVO E A RAPOSA"

Adaptação Alba Cappelli e Dora Dias
Ilustrações Sérgio Furlani
Coleção Lua de Papel
Ed. FTD
16 páginas

E lá vamos nós com a dica de mais um livro que conta uma fábula.
Eu conhecia a história que mostrava como é ruim ser muito vaidoso, mas nessa aqui,
o corvo se dá mal por ser muito guloso.
Essas são histórias que a gente já conhece, já ouviu e são contadas nessa coleção de uma maneira
um pouco diferente, mas ainda assim divertidas e interessantes.

A história começa quando o corvo acha um pedaço de queijo e o leva para
comer sossegado em um galho de uma árvore.
Uma raposa fica de olho no queijo, e se aproxima sem deixar que o corvo perceba sua intenção.

Na hora que o corvo começa a beliscar o pedaço de queijo ela começa a cantar
muito alegre uma cantiga e depois de elogiar um tanto o corvo
pergunta se ele também não sabe cantar.

O corvo ainda diz que naquele dia não está para cantoria, que só quer almoçar em paz.
Mas a raposa animada insiste, conta que gostaria de encontrar um parceiro para formar
uma dupla e inventa que vai ter um concurso em uma festa que o leão vai dar.

A raposa ainda inventa que a premiação será uma caixa de queijos finos,
inventa que não gosta de queijos e que daria todo o premio para o corvo, afinal
ela diz que só quer se divertir.

E depois de fazer a raposa confirmar que lhe daria a suposta caixa de queijos o corvo
diz que canta.. e canta muito melhor do que a raposa e abriu o bico e se pôs a cantar  e gesticular.
Esqueceu-se do seu pedaço de queijo e esse acabou caindo.
De um salto a raposa apanhou o queijo e saiu em grande disparada.
O corvo então fica desapontado ao perceber que foi enganado.

Ficou muito triste, pensou que precisava ser  menos vaidoso e voltou para o lugar
onde havia encontrado aquele pedaço de queijo... não encontrou mais nada.
E foi-se embora pensando "Troquei uma canção por um rico requeijão".

Encontrei o livro (pesquisa internet) por R$ 9,50 nos sites das livrarias Saraiva, Cultura, Curitiba,
Livraria da Folha e Siciliano.



quarta-feira, 23 de julho de 2014

"O FAZENDEIRO, SEU FILHO E O BURRO"

Adaptação de Alba Cappelli e Dora Dias
Ilustrações Sergio Furlani
Ed FTD
16 páginas

Um livro bem ilustrado, com texto fácil de ler e todo escrito em caixa alta.
Eu já conhecia essa história contada pela Ruth Rocha, mas o final desse livro é um pouco diferente.
A história da Ruth Rocha tem o título "O velho, o menino e o burro".

A história começa quando o pai chama seu filho para fazer compras no mercado.
Saem os dois andando puxando o burro e passam por um monte de rapazes
que começam a rir - disseram que um dos dois poderia montar no burro e fazer a
caminhada mais comodamente.
Então o fazendeiro diz a seu filho para subir no burro.

Quando os três passam por alguns homens, esses comentam que é absurdo
um garoto novo, belo e folgado indo sentado e seu pai, a pé puxando o burro.
O garoto então pede ao pai para que ele suba no burro e o menino sai puxando o bicho.

Então duas mulheres veem a cena, e acham muita crueldade do pai para com o filho.
Depois que passam, o pai pede que o filho suba no bicho.

Ai os três passam por outros fazendeiros, e os dois foram acusados de serem cruéis com
o bicho - que era muita malvadeza dos dois.
Então os dois - pai e filho - começaram a carregar o bicho nas costas.
Foi então que o povo, olhando para aquela cena acharam aquilo um exagero.

Já dentro do mercado, o fazendeiro soltou o burro no chão que saiu em disparada,
quebrando tudo...
Com muito custo os dois dominaram o animal e levaram a um curral.
O fazendeiro vendeu o burro, fez compras e voltou com o filho, feliz para casa.

Na história da Ruth Rocha, ela ensina que as pessoas não devem prestar
atenção no que os outros dizem.

Gosto dessa história divertida.
Encontrei o livro (pesquisa internet) por R$ 9,50 nos sites da Livraria Cultura e na Siciliano.

terça-feira, 22 de julho de 2014

"PODE PAI?"

Texto e Ilustrações Carlos Jorge
Ed Formato
16 páginas

Um livro com textos curtos e fácil de ler.
Bem ilustrado.

O livro mostra o quanto nós, os pais, "somos chatos" - ai que horror!!!
Mas foi essa a impressão que eu tive.
Um garotinho reclama que o pai diz "não pode" para tudo que ele faz ou fala.

Que na maioria das vezes o garotinho fica irritado e que recebe palmadas.
Que ele inventa coisas para poder fazer e que paga o pato pelas coisas que os outros inventam.

"Querer poder, eu quero! Mas nunca deixam."
E o autor acaba fazendo uma brincadeira com pode- não pode.
E o personagem acabou achando melhor ir dormir.

E o livro termina com o filho  vendo o pai dar um beijo na mãe,
então ele dá um beijo também.
"Isso nós dois podemos, não é, pai?"

Encontrei o livro (pesquisa internet) por R$ 25,20 no site da Saraiva e por R$ 28,00 nos sites da Cultura e da Livraria Siciliano.

segunda-feira, 21 de julho de 2014

"CHEGA DE SUJEIRA" - Conversando sobre Poluição

Texto de Índigo
Ilustrações Newton Foot
Coleção O Futuro Cidadão - Ética e Cidadania
Ed Escala Educacional
24 páginas

Vamos começar a semana pensando no mundo.
Um livro que fala sobre educação, cidadania e ética de maneira leve, gostosa e divertida.

O livro fala convida a criança a pensar de onde vem a poluição.
E de uma maneira leve mostra que cada um de nós pode ser um agente poluidor, 
ou alguém que faz a diferença.

Que cada um pode fazer sua parte, e que temos muito o que fazer:
Reciclar lixo, cultivar um pequeno jardim,  não jogar lixo fora do lixo,
andar mais de bicicleta.

O livro com textos curtos e fáceis de ler ensina que para cuidar da natureza e combater
a poluição basta começar.
E quando as crianças de hoje crescerem a poluição será coisa do passado.

Encontrei o livro (pesquisa internet) por R$ 21,50 no site da Livraria Saraiva e por R$ 23,90 nos sites das Livrarias Cultura e Siciliano.