sábado, 13 de setembro de 2014

"UM SUPERAMIGO"

Nair de Medeiros Barbosa
Ilustrações Michio
Coleção Puxe o Laço
Ed FTD
22 páginas

Um livro muito bem ilustrado e muito colorido.
Com textos curtos e fáceis de ler.

O livro conta a história de um menino que ganha no dia das crianças
um cachorrinho chamado Teco.

O livro fala um pouco da relação do menino com o cão,
e do comportamento desse cachorrinho.

"Teco é maluco que só vendo.
Ele corre pro jardim quando escuta alguém.
Se for conhecido abana o rabo.
Mas se for estranho, ai ele late e pula."

Conta que o Teco fica muito chato às vezes,
e aí o menino fica bravo com ele.

E na hora de ir dormir, o menino vê alguma coisa se mexendo
em sua cama... ele precisa tomar coragem para ir ver o que é.
Uau! Era o Teco que estava debaixo das cobertas!

Encontrei o livro (pesquisa internet) por R$ 28,10 nos sites da Livraria Cultura e Travessa e por
R$ 26,70 no site da Cia dos Livros.

quinta-feira, 11 de setembro de 2014

"NÃO GOSTO, NÃO QUERO"

A História da Menina que Descobriu o Esconderijo das Cores
Luciana Savaget
Ilustrações Roger Mello
Nova Fronteira
16 Páginas

Esse livro conta a história de uma menina que era muito mal humorada,
e de tão mal humorada não sabia nem mesmo brincar.
As palavras que ela dizia eram sempre
"Não gosto! Não quero! Não sei! Não olha!"
Ela era conhecida como Não Gosto.

Os pais da menina tentavam de tudo para fazer Não Gosto sorrir.
E mesmo quando o dia estava lindo e ensolarado Não Gosto tinha a impressão
de que carregava um peso no coração, a paisagem que ela via perdeu as cores, desbotou.

Um dia, caminhando sozinha, sem prestar muita atenção no mundo
Não Gosto esbarrou em um menino mal humorado, parecido com ela.
Aquele era o Não Quero.
Ele sempre dizia as mesmas frases que Não Gosto repetia.

Ao reparar naquele menino, que também tinha um olhar sem brilho como o dela,
ela achou engraçado o menino e começou a rir.
Soltou gargalhadas tão altas que assustou o menino.

E os olhos de Não Gosto começaram a brilhar,
feito mágica através daquele menino igual a ela,ela descobriu um mundo completamente
diferente.
Encantada, Não gosto foi desvendando a beleza do mundo.

Seus olhos, agora, pareciam ter pedido emprestado o brilho do sol,
e a menina que um dia foi triste, resolveu procurar Não Quero para ensinar a ele
o segredo que traz para o olhar as cores do mundo.

Encontrei o livro (pesquisa internet) por R$ 14,90 no site da Livraria Travessa e por R$ 15,90 no site das Livrarias Saraiva e Cultura.

terça-feira, 9 de setembro de 2014

"DOGNALDO E SUA NOVA SITUAÇÃO"

Texto Márcia Honora
Ilustração Index Art & Studio
Coleção Ciranda das Diferenças
Ed. Ciranda Cultural
28 páginas

Já publiquei aqui outros livros dessa mesma coleção e autora,
como "Nem Todas as Girafas São Iguais",
"Uma Amiga Diferente" e "Escola da Tia Maristela".
Os livros são escritos em caixa alta e abordam sempre
assuntos relacionados a diferenças e preconceitos.

Eu particularmente achei essa historinha muito triste, mas como
os livros nos ajudam a mostrar o mundo para a criança, achei super válida
essa história.

Conta a história de Dognaldo, uma cachorrinho que é atropelado,
e por causa do acidente não consegue mais andar.
O livro fala que o cãozinho foi parar no hospital, e mostra a preocupação
de seus pais diante do estado de saúde grave do filhote e da nova situação
que ele vai enfrentar.

E então o pai de Dognaldo compra para ele uma cadeira de rodas,
e explica que o cachorrinho teve que aprender a "tocar" a cadeira e aos
poucos se acostumar com a nova vida.

E no fim mostra que o cãozinho consegue se adaptar a nova vida,
e que também aprendeu que lugar de cachorro é na calçada.
O livro deixa uma mensagem positiva, mostrando que é possível
continuar fazendo o que gosta.

Encontrei o livro (pesquisa internet) por R$ 12,90 nos sites da Livraria Saraiva e na Siciliano.



domingo, 7 de setembro de 2014

"BOM DIA, MARCOS"

Texto e Ilustrações Marie Louise Gay
Tradução Gilda de Aquino
Ed. Brinque-Book
28 páginas

Já publiquei aqui muitos livros da Marie Louise, adoro todos!
"O que você está fazendo, Marcos?"
"Estela , a Princesa do Céu"
"Estela, Rainha da Neve"
"Estela, Estrela do Mar" e
"Estela, Fada da Floresta"
São todos lindamente ilustrados, um desenho delicado e gostoso de se ver.
Os livros tem textos curtos e são fáceis de ler.
Todo escrito em caixa alta, ideal para os pequenos que estão começando a ler.

A história do livro começa com a Estela acordando o irmão caçula, Marcos.
Estela se oferece para ajudar Marcos a se vestir, mas esse recusa a ajuda afirmando
que já sabe fazer sozinho.

Marcos enrola (como toda criança) para começar a mudar a roupa,
E então fica com a cabeça "presa" dentro da roupa e grita pedindo ajuda a irmã.
Depois chama Estela, dizendo que não consegue encontrar a sua cueca, e aproveita para
brincar de se esconder.
Se embola na hora de colocar a camisa de mangas longas, e reclama que sua meia sumiu..
Também acha que perdeu os sapatos,
e se esquece de vestir as suas calças.

Finalmente Marcos fica pronto,
E na hora em que estão passando pela porta o irmão chama por ela
mais uma vez para perguntar se ela não se esqueceu de nada...
É que na confusão, Estela acabou não trocando a sua própria roupa!

Uma história lindinha, gostosa e fácil de ler.
Encontrei o livro (pesquisa internet) por R$ 27,30 nos sites das Livrarias Saraiva, Cultura, Travessa e na Siciliano. Como o valor do livro é igual em todas, vale conferir o valor do frete, ou optar pelas que fazem entrega sem cobrar.

sexta-feira, 5 de setembro de 2014

"A CABRA"

Naumim  Aizen
Ilustrações Lucas França
Mary e Eliardo França Editora
Coleção Bicho do Mato
16 páginas

Uma história simples, com repetição de vocábulos e
situações que tanto diverte as crianças.
Um livro com texto simples e curto, fácil de ler. Um livro bem ilustrado
e muito colorido.

Conta a história da Dona Cabra e seus três filhos.
Todos os dias a mamãe cabra levava os filhotes para pastar em um morro
e no final da tarde os buscava para levar de volta para casa.

Porém um dia, na hora em que Dona Cabra foi buscar os filhotes
um deles disse que não iria embora, então outro concordou e disse que
queria ficar ali e o terceiro explicou que o capim-limão estava muito gostoso.

Dona Cabra chamou, chamou... mas eles não desceram.
Então ela se sentou na beira do caminho e se pôs a chorar.
O Coelho que vinha passando quis saber o motivo da choradeira e resolveu ir falar com os
filhotes da cabra.

O Coelho chamou, chamou mas eles não desceram.
"O capim-limão está muito gostoso", responderam.
E o Coelho ficou ali ao lado da Cabra.

A Raposa e a Toupeira também tentaram ajudar, mas
não conseguiram fazer os filhotes da Dona Cabra descerem do morro.

Até que Dona Coruja resolveu ajudar.
Chamou, e não conseguiu... mas depois de cochichou no ouvido de cada
um dos filhotes, esses resolveram voltar para a casa.

O segredo do que a Coruja falou, vou ter que guardar comigo
para o livro não perder a graça.

Encontrei o livro por R$ 18,90 nos sites da Saraiva e da Siciliano.

quarta-feira, 3 de setembro de 2014

"LUA CHEIA AMARELA"

Roseana Murray
Ilustrações Ana Raquel
Ed Dimensão
38 páginas

E como está começando setembro, e chegando a primavera
a dica de hoje é um livro de poesia.
Um livro muito colorido, com partes da poesia dividida nas páginas,
todo escrito em caixa alta (letras maiúsculas),
fácil de ler.

O livro começa falando da lua amarela,
que é onde começa a aventura de uma caravela que está pronta
para zarpar.

Uma caravela com dois capitães - um risonho e um tristonho,
um que diz sim, outro que diz não.

A viagem passa por ilhas misteriosas, o mar fica desobediente,
e a lua reaparece.
Um canto de baleia e um relinchar de cavalos-marinhos.

Terra à vista, é hora de desembarcar:
Uma ilha com sementes mágicas, sinos para chamar o sol
e tesouros esquecidos por antigos piratas.

"Agora que já sabemos
o caminho de cor,
Quem quiser pode acordar"

Encontrei o livro (pesquisa internet) por R$ 26,80 no site das Livrarias Saraiva e Siciliano
e por R$ 32,00 no site da Livraria Cultura.


segunda-feira, 1 de setembro de 2014

"A PERERECA SAPECA"

Heliana Barriga e Mário Barata
Ilustrações Tati Rivoire
Ed FTD
16 páginas

Um livro super colorido, fácil de ler. Com textos curtos e
todo escrito em caixa alta, ideal para os pequenos que estão começando a ler.

Com muitas cores e ilustrações o livro conta a história de Teca, uma perereca
que vivia a pererecar.
Saltava para todo lado e comia insetos.
Anunciava chuva, quando ninguém estava esperando.
Assustava as crianças quando pulava sem parar.

E os autores então ensinam que a perereca é nossa amiguinha,
pois livra a planta de muitos bichinhos.

Uma historinha gostosa.
Encontrei o livro (pesquisa internet) por R$32,78 Cia dos Livros e por R$34,50 no site das Livrarias
Saraiva, Siciliano e Cultura.