quinta-feira, 5 de novembro de 2015

"OS ESQUECIDOS"

Eri Carrera
Ilustrações Thiago Soares
Ed. Pipoca


Um livro lindamente ilustrado, colorido de aquarela gostoso de ver.
O livro tem textos curtos.
Esse livro conta a história dos guarda-chuvas que são esquecidos. Achei uma ideia muito divertida,
afinal quem nunca deixou um guarda-chuva para traz ou não conhece alguém que já perdeu um?
Apesar de não ter uma continuidade de um personagem específico o livro é bem gostoso de ler,
acaba girando em torno do mesmo tema.

Escolhi publicar não porque perco guarda-chuvas, mas porque aqui na minha terrinha estamos precisando muito de uma chuvinha... quem sabe assim, com essa dica, o céu não se anima? Bem.. vamos lá...

O livro conta da existência de um planeta não muito distante daqui o "Elo dos Guarda-Chuvas Perdidos", que é para onde todos os guarda-chuvas abandonados acabam indo de carona em um vento brincalhão. 

O autor conta, então a história de Parapluie e Umbrella, dois guarda-chuvas que foram esquecidos.
Parapluie foi esquecido por seu dono em um cesto de um café, depois de um encontro romântico, seu dono foi embora com uma linda moça, debaixo da sombrinha dela, e ele ficou ali abandonado...
E Umbrella foi esquecida num banco de praça por seu dono, um senhor já com certa idade que falava coisas bonitas sobre o amor e a vida.

No livro a gente descobre que os guarda-chuvas são ótimos para guardar todos os nossos pensamentos, e ficam um bocado confusos quando são emprestados.
E a gente também acaba descobrindo que os guarda-chuvas ficam tristes e choram quando são abandonados/esquecidos... choram com a chuva e sabem que logo seus donos esqueceram de outros guarda-chuvas no ônibus, na fila ou no restaurante. Mas fiquem tranquilos, ali no meio da história a gente descobre que os guarda-chuvas não são só tristes não!

Ah felizes são os guarda-chuvas dos possuidores de um par de galochas, pois logo se vê que esse não tem medo de andar na chuva!

E o livro acaba com Pedro (um menino que aparece lá nas últimas páginas do livro) saindo pela chuva, a rodopiar seu amigo guarda-chuva, pulando de poça em poça sentindo a alegria por trás das nuvens cinzas.

Só encontrei o livro disponível no site da Livraria Cultura.  






Nenhum comentário:

Postar um comentário