quinta-feira, 1 de janeiro de 2015

O GRANDE E MARAVILHOSO LIVRO DAS FAMÍLIAS

Mary Hoffman
Ilustrações Ros Asquith
Tradução Isa Mesquita
Editora SM

Esse livro escolhi especialmente para publicar hoje, no dia em internacional da paz,  justamente porque ele mostra o quanto somos diferentes e que mesmo assim podemos e devemos respeitar essas diferenças e viver em paz.

Um livro bem ilustrado, colorido com desenhos divertidos.
Já na primeira página (ainda no título) um gatinho convida o leitor para encontrá-lo
em cada página da história.
Um livro bem escrito, fácil e divertido de ler.

Um livro que mostra de maneira leve e natural o quanto as famílias mudaram, e vários tipos de famílias que podemos encontrar hoje. 
O livro começa contando que há anos atrás os livros sempre mostravam famílias como sendo formadas por um pai, uma mãe, um filho, uma filha, um cão e um gato... e com o passar das páginas,
vamos acompanhando a evolução e  diversidade de famílias que existem na verdade - famílias que só tem mãe, ou só tem pai, crianças que são criadas só por um avô e uma avó, crianças com dois pais ou duas mães e as adotadas.

E então o livro também mostra que existem vários tipos de famílias - grandes, pequenas, cheias de tios, até com bisavós e bisavôs. Que existem vários tipos de moradias - casas grandes, onde moram poucas pessoas e casas pequenas onde moram muitas pessoas...

O livro fala também dos tipos de escola (ensino), de trabalho, de férias, de hobbies, de comidas, de roupas, de celebrações.., até de tipos de animais de estimação, de transportes e de sentimentos.
Esse livro tenta mostrar o quanto somos diferentes uns dos outros e o quanto isso é legal.

O livro convida o leitor a montar sua própria árvore genealógica, ensinando que se o pai ou a mãe já tem outra família, a criança tem que fazer um arranjo novo, com outros galhos, de um jeito criativo e divertido.

E no fim o livro mostra que as famílias podem ser grandes ou  pequenas, felizes ou tristes, ricas ou pobres, silenciosas ou espalhafatosas, bravas ou bem-humoradas, preocupadas ou desencanadas e que também a maioria das famílias é um pouco de tudo isso em algum momento.
E termina perguntando ao leitor, de que jeito a família dele está hoje!?

Encontrei o livro (pesquisa internet) por R$ 34,20 no site da Livraria Saraiva e por R$ 36,00 nos sites das Livrarias Travessa e Cia dos Livros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário