Ingrid Biesemeyer Bellinghausen
Ed Difusão Cultural do Livro.
24 páginas.
Um livro bem ilustrado, com recortes, texturas. Bem ilustrado.
Com rendas, tampinhas, colagens.
Como outras publicações dessa coleção o livro tem textos curtos, fáceis de ler, todo escrito em caixa alta (letras maiúsculas).
Nesse livro a autora fala sobre o bullying.
Começa com o Mundinho se apresentando, como um planeta muito especial.
No Mundinho moram muitas crianças, cada uma com seu jeito de ser - uma gosta de azul outro gosta de vermelho. Um gosta de gato outro prefere cachorro. E todas as crianças respeitam o jeito de ser de cada um.
E seria muito chato se todos fossem iguais.
E o livro ensina que respeitar o amigo é muito importante para que todos sejam felizes.
Até que um dia na escola, um grupinho de crianças começou a rir e a inventar apelido para uma outra criança.
E assim que as professoras ficaram sabendo, chamaram todos para uma conversa. Explicaram sobre o que bullying e ensinaram todas as formas de bullying:
empurrar, xingar, roubar material, colocar apelido, e rir de outra criança. Mostraram que agredir o colega o deixava triste e com medo.
E todos concordaram que isso não é legal, e o grupo de crianças que tinha rido e colocado apelido no colega, pediu desculpas.
As crianças tiveram uma grande ideia: pensaram e escreveram cartazes em uma campanha contra o bullying e espalharam por toda escola.
E lá na última página do livro, a autora convida o pequeno leitor a participar do movimento contra o bullying e deixa um espaço em branco para que a criança crie seu cartaz.
Encontrei o livro (pesquisa internet) por R$ 25,00 só disponíveis nos sites da Livraria Cultura e Livraria da Folha.
Nenhum comentário:
Postar um comentário